- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- TVU divulga programação do final de semana até segunda-feira (26)
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
TVU divulga programação do final de semana até segunda-feira (26)
Confira os episódios do Canja, Giro Nordeste, Papo na Laje e Imagens nas Mãos
A TVU divulga a programação deste fim de semana, com os episódios do Canja, Giro Nordeste, Papo na Laje e Imagens nas Mãos. As atrações podem ser assistidas pelo canal 11.1, via transmissão digital, pelo aplicativo TVU Play ou pelo canal da TVU no YouTube.
Hoje, às 13h30, a emissora apresenta no Canja Felipe Costta, sanfoneiro, cantor e compositor. A forma de tocar seu instrumento tem influência de sanfoneiros como Sivuca, Art Van Damme, Simone Zanchini, Dominguinhos, Luiz Gonzaga e outros. O programa também traz Bruna Alimonda, ela que é cantora, compositora e atriz brasileira. Desde o início de sua trajetória, como vocalista e compositora da banda tropicalista Abacaxepa, desenvolve uma obra que cruza música brasileira contemporânea, poesia e teatralidade, Além disso, a banda recifense O quartinho mostra um estilo musical que mescla um rock alternativo, com presença de sintetizadores antigos e pegada oitentista, com um brega retrô. O Canja tem como objetivo valorizar e dar espaço aos artistas independentes das cenas nacional e pernambucana.
Também hoje (23), às 15h, o Giro Nordeste recebe o neuropsicólogo clínico Anderson Pereira, especialista em saúde do sono. No programa, ele fala sobre insônia, terapias voltadas à recuperação da qualidade do descanso e mostra como cuidar desse aspecto essencial da saúde é, também, uma forma de valorizar a vida que acontece enquanto estamos acordados.
Dedicado à psicologia clínica há 18 anos, Anderson é especialista em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico. Além disso, possui pós-graduação nas áreas de Neuropsicologia Clínica; Saúde Mental e Psiquiatria; Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC); Psicofarmacologia; Psicologia Hospitalar e Saúde Coletiva; e Psicodiagnóstico com Avaliação Psicológica. O Giro Nordeste é apresentado por Juraci Santana, jornalista da TVE Bahia.
Já o Papo na Laje é apresentado hoje às 18h e, no episódio desta semana, traz uma conversa importante sobre como pequenas atitudes, como plantar árvores e cultivar alimentos saudáveis, podem mudar o dia a dia das periferias. Gravado no espaço agrário Armazém do Campo, localizado no Rio de Janeiro, o programa reúne Janailson Almeida e Eró Silva, ambos fazem parte da direção nacional do MST e são agricultores urbanos, onde compartilham suas experiências e desafios na busca por uma alimentação mais justa e acessível.
Durante o bate-papo, os participantes discutem como a agroecologia está ligada à cultura da comunidade, promove a autonomia alimentar e fortalece o sentimento de pertencimento. Eles ressaltam que, além de combater a insegurança alimentar, essas práticas são formas de resistência e afirmação da vida nas periferias.
O Papo na Laje é uma produção original do Brasil de Fato, apresentada por Dani Câmara. Idealizado e construído por jovens de diversas regiões fluminenses, o programa dá voz às experiências de protagonismo da juventude das favelas e periferias, contando suas próprias histórias e desafios.
O programa Imagem nas Mãos é exibido às segundas-feiras, às 21h. No dia 26, será mostrada a digitalização dos vídeos produzidos pelo movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST), que tem como objetivo articular e organizar a busca pelos direitos e na luta pela reforma agrária dos trabalhadores rurais. Para falar sobre isso, a convidada será Rosana Maria da Conceição, uma das militantes e membro do coletivo LGBT do MST. No episódio, se vai conhecer a história desse movimento e como ele atua na educação e na defesa dos direitos das mulheres, das crianças e dos idosos. Em seguida, trechos de vídeos do assentamento Mãe Safra que está completando 30 anos em 2025 e é considerado um dos mais importantes da história do MST e está localizado no Sertão de Pernambuco. Os registros digitalizados do Acervo do Vídeo Popular em Pernambuco revisitam toda a trajetória desse movimento bastante ativista na política e sociedade brasileira. Imagem nas Mãos é uma produção do Laboratório Imagem e Som (LIS), do Departamento de Comunicação Social da UFPE, com a missão de preservar e divulgar as memórias populares.