Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

TVU divulga programação do final de semana até segunda-feira (16)

Confira os episódios do Giro Nordeste, Papo na Laje, Imagens nas Mãos e Canja

A TVU da UFPE divulga a programação deste fim de semana, com os episódios do Giro Nordeste, Canja, Papo na Laje e Imagens nas Mãos. As atrações podem ser assistidas pelo canal 11.1, via transmissão digital, pelo aplicativo TVU Play ou pelo canal da TVU no YouTube

A emissora apresenta no Canja, desta sexta-feira (16), às 13h30, Carlos Filho, que com uma estética  refinada traz em suas obras musicais o modernismo fundido ao Sertão de Pernambuco. O programa também traz Flávio Ferrari, cantor e compositor que se destaca na cena da nova MPB, ao fundir o gênero com raízes do Nordeste. Além disso, a cantora Luana Tavares mostra seu som cheio de sensibilidade. O Canja tem como objetivo valorizar e dar espaço aos artistas independentes das cenas nacional e pernambucana. 

Hoje às 15h, é a vez do Giro Nordeste, que recebe o médico sanitarista e epidemiologista Draurio Barreira, diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), do Ministério da Saúde. No programa, ele fala sobre a história da resposta ao HIV e à Aids no Brasil, o cenário atual da doença e as políticas públicas de saúde voltadas ao enfrentamento dessas infecções. Servidor concursado do Ministério da Saúde, Draurio Barreira é formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e possui pós-graduações em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela University of South Florida. 

Com atuação de destaque na saúde pública desde os anos 1990, foi o primeiro gerente do Programa de DST/Aids do município do Rio de Janeiro, chefe da Unidade de Vigilância Epidemiológica do antigo Programa Nacional de DST/Aids e coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Entre 2015 e 2023, atuou como gerente técnico sênior da Unitaid, agência de inovação em saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra. Desde então, lidera o Dathi na Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), ampliando ações estratégicas no combate às infecções sexualmente transmissíveis no Brasil.

O Papo na Laje será exibido hoje (16), às 18h, abrindo espaço para a voz de artistas de rua que respiram a cultura nas ruas do Rio de Janeiro. Em um relato íntimo e inspirador, Vandila Valentim que é musicista, e Angel Beatriz que é atriz, contam como a arte urbana funciona como um canal poderoso para expressar as dores, alegrias e lutas das comunidades periféricas. Muito mais que tinta e muro, a arte que nasce nas ruas carrega histórias que não cabem nos meios tradicionais, criando identidade e resistência. 

As artistas contam como a arte de rua conversa com o dia a dia da juventude inspirando quem busca se encontrar e se expressar de maneiras novas e autênticas. Para elas, a arte vai muito além do visual, é um gesto político, um grito forte de resistência contra as injustiças que a gente vive e também um chamado para questionar e transformar a realidade ao nosso redor.

O Papo na Laje é um programa sobre experiências de protagonismo da juventude das favelas e periferias, idealizado e construído por jovens de diversas regiões fluminenses para contar suas próprias histórias.

O Imagem nas Mãos desta semana, que vai ao ar na segunda-feira (19), às 21h, faz um passeio cultural pela história de Pernambuco, revelando o que o audiovisual tem a nos ensinar até os dias de hoje. A entrevista aborda o projeto Acervo do Vídeo Popular em Pernambuco, que envolve pesquisa, digitalização e divulgação de imagens produzidas por movimentos sociais e organizações populares atuantes no estado entre as décadas de 1980 e 1990. Esse material registra momentos decisivos da nossa história recente.

Um dos destaques é o Etapas Vídeo, uma das iniciativas contempladas pelo projeto. Com forte atuação na luta por direitos civis e pela democracia, a organização será representada no episódio por André Gerard - um dos fundadores, diretores e roteiristas do grupo. Ele compartilha a trajetória do repositório e sua relevância nos dias atuais.

O programa também exibirá trechos de curtas-metragens do Etapas Vídeo que estão sendo restaurados, como o emblemático “Quarto de Empregada”, que retrata a realidade de trabalhadoras domésticas pernambucanas que vivem nas casas dos empregadores. O Imagem nas Mãos é uma produção do Laboratório Imagem e Som da UFPE, com a missão de preservar e divulgar as memórias populares.

Fecha de la última modificación: 16/01/2026, 15:21