- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- TVU divulga episódios do Bem Viver, Opinião Pernambuco e Univerciência
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
TVU divulga episódios do Bem Viver, Opinião Pernambuco e Univerciência
O programa Opinião Pernambuco aborda o cinema pernambucano, amanhã, às 13h30 e às 21h
A TVU da UFPE divulga a exibição de programas nesta terça, quarta e sábado, que podem ser assistidas pelo canal 11.1, via transmissão digital no site da emissora e pelo aplicativo TVUPlay.
Hoje (9), às 18h, o Bem Viver traz “Estreia nos Cinemas: ‘Livros Restantes’’’, protagonizado pela incrível Denise Fraga. Um filme que provoca, enfrenta o etarismo, desmonta silêncios e reflete sobre o Brasil que estamos reconstruindo. A estreia é dia 11 de dezembro. Em Agudás, a série especial de reportagens da África continua. Desta vez, conheça a história dos agudás que, após a liberdade, retornaram ao Benin. Em Comida de Verdade, a chefe Gema Sotto ensina uma receita deliciosa de Abobrinha Recheada. Já em China e Memória, veja como a cidade de Suzhou preserva milênios de história e projeta a China como uma potência cultural para o mundo.
Na quarta (10), o programa Opinião Pernambuco aborda o cinema pernambucano, que vem ao longo do tempo um lugar de destaque no cenário audiovisual brasileiro ao revelar novos olhares, narrativas potentes e profissionais que transformam a maneira como contamos nossas histórias. Mas como se forma, hoje, o profissional de cinema em Pernambuco? Quais os caminhos, desafios e oportunidades para quem deseja atuar em áreas como roteiro, direção, produção, fotografia e artes?
Neste programa, que vai ao ar às 13h30 e às 21h, o jornalista Valdir Oliveira conversa sobre a formação desse profissional com Sandra Ribeiro, cineasta e diretora da Aurora Filmes, e Pedro Severien, roteirista, produtor, diretor de audiovisual e professor universitário. As entrevistas do Opinião Pernambuco também ficam disponíveis no YouTube da TVU e nos tocadores de podcast.
No programa Univerciência, no sábado (10), às 18h, pesquisadores baianos desenvolveram um jogo capaz de auxiliar na regulação do sono das crianças. O programa vai mostrar uma pesquisa que utiliza um óleo extraído de vísceras de peixe para a fabricação de um hidratante. Pequisadores do Maranhão têm contribuído para a difusão de saberes de línguas indígenas. E ainda, em comemoração aos cinco anos de Univerciência, a reprise de uma pesquisa que busca maneiras de conservar áreas degradadas da caatinga.
Em Vitória da Conquista, pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia desenvolveram um jogo capaz de auxiliar na regulação do sono das crianças. O jogo foi batizado de “Além do Dia e da Noite: a dança do sono”, e tem como intuito contribuir para uma rotina de sono mais saudável. Como enorme potencial na indústria farmacêutica, um óleo extraído de vísceras de tilápia foi a matéria prima utilizada para a criação de um potente hidratante para pele e cabelos. O produto, criado por meio de nanotecnologia, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará.
Considerada a língua co-oficial do município de Barra do Corda, no Maranhão, a língua indígena Tentehar-Guajajara ainda é bastante desconhecida por muitos. Para diminuir os preconceitos com os falantes nativos e difundir seus saberes, pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão têm contribuído para que o idioma se mantenha vivo na região.
Pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe, campus de São Cristóvão, atuam na conservação e recuperação de áreas degradadas da caatinga. O trabalho é desenvolvido na região da Unidade de Conservação do Monumento Natural do Rio São Francisco.