- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- Hugo Martins recebe título de Técnico Administrativo em Educação Emérito da UFPE
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Hugo Martins recebe título de Técnico Administrativo em Educação Emérito da UFPE
Hugo é uma das figuras mais proeminentes na promoção e preservação do frevo
O radialista Hugo Martins Silva recebeu o título de Técnico Administrativo em Educação Emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em sessão solene de outorga realizada, ontem (15), na Concha Acústica Paulo Freire, no Campus Recife. O evento reuniu familiares, amigos e colegas do homenageado, cuja contribuição com o Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU) da UFPE soma mais de 50 anos. O título presta homenagem à destacada trajetória profissional de Hugo Martins, uma das figuras mais proeminentes na promoção e preservação do frevo.
Transmitida no canal oficial da UFPE no YouTube, a cerimônia teve início com a formação da mesa solene, composta pelo reitor Alfredo Gomes; pelo vice-reitor Moacyr Araújo; pelo diretor do NTVRU, Juarez Juara; pela superintendente de Comunicação Luciana de Souza Leão; pelo diretor de Artes da Superintendência de Cultura (Supercult) Antônio Nigro; e pela coordenadora-geral da Rádio Paulo Freire e professora do Departamento de Comunicação Social, Paula Reis Melo. Ao som de frevo (executado pela Orquestra Experimental de Frevo da UFPE) e conduzido pela Comissão de Honra, o homenageado juntou-se ao grupo.
Acesse aqui o álbum de fotos da cerimônia, de autoria de Widma Sandrelly / Ascom UFPE.
“[Nós nos] reunimos hoje [ontem, dia 15] não apenas para reverenciar um servidor da Universidade Federal de Pernambuco, mas para celebrar uma trajetória de vida marcada pela dedicação ininterrupta à cultura, à educação e à comunicação, construída com rigor técnico, sensibilidade artística e compromisso público”, disse Juarez Juara no discurso panegírico.
A fala dele também abordou momentos da vida e da carreira de Hugo Martins, que tem vasta experiência na área de comunicação, atuando como radialista, apresentador, compositor, sonoplasta, roteirista, cineasta, produtor, comediante, rádio-ator e pesquisador. “Para o Núcleo de Televisão e Rádios [Universitárias], como a gente costuma chamar, Seu Hugo é mais do que um colaborador histórico. É um patrimônio vivo, uma referência ética, técnica e humana, e sua presença honra as rádios universitárias, inspira novas gerações de comunicadores e fortalece a missão da UFPE de produzir, preservar e difundir conhecimento e cultura”, afirmou Juarez Juara.
A solenidade prosseguiu com a tradicional trasladação das vestes talares e a leitura do ato que concedeu o título de Técnico Administrativo em Educação Emérito para Hugo Martins. O reitor Alfredo Gomes outorgou o título e também assinou o ato e o diploma.
Com alegria, Hugo Martins agradeceu a homenagem: “Sinto-me emocionado e orgulhoso de receber este título da Universidade Federal de Pernambuco. Muitos momentos emocionantes eu passei durante esse tempo [de atuação na UFPE].” Ele também relembrou momentos da sua vida profissional, incluindo passagens por diversos veículos de comunicação e a aproximação com a cultura, especialmente com a música e o teatro.
“É uma grande honra e profunda alegria para a Universidade Federal de Pernambuco fazer a outorga do título de Técnico Emérito a Hugo Martins, um nome que se confunde com a história da comunicação pública, do rádio e da cultura popular, especialmente do frevo, aqui no nosso estado. Esse título é um dos mais elevados reconhecimentos concedidos pela Universidade. Não se destina apenas a destacar uma trajetória profissional exemplar; ele consagra uma vida inteira dedicada ao serviço público, dedicada à Universidade Federal de Pernambuco, ao compromisso com a cultura, sobretudo com uma cultura de qualidade, e à defesa da comunicação como direito e como expressão viva da identidade do nosso povo”, celebrou o reitor Alfredo Gomes.
O vice-reitor Moacyr Araújo salientou a relevância das contribuições de Hugo Martins para a Universidade. “Eu estou absolutamente encantado com essa trajetória”, destacou. “Para mim, é um grande prazer estar aqui, participar dessa homenagem, desse reconhecimento”, completou.
Música e animação marcaram o encerramento do evento, com a Orquestra Experimental de Frevo da UFPE, sob a coordenação da professora Maria Aida Barroso, do Departamento de Música. Também se apresentaram blocos líricos e passistas de frevo.
A proposta de concessão do título de Técnico Administrativo em Educação Emérito para Hugo Martins foi apresentada pelo Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias, em nome da Superintendência de Comunicação (Supercom). O título foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário da UFPE, no dia 29 de julho deste ano.
CURRÍCULO - Nascido em 2 de maio de 1937, em Rio Tinto, na Paraíba, Hugo Martins iniciou sua vida profissional, em 1956, na Rádio Clube de Pernambuco, onde atuou como operador de som, ao mesmo tempo em que se dedicava aos estudos em rádio teatro. Na UFPE, ele atuou, desde 1967, na antiga Rádio Universitária AM (hoje Rádio Paulo Freire) e ainda está em atividade na Rádio Universitária FM como colaborador voluntário - Hugo Martins está formalmente aposentado da UFPE desde 2007.
Em 1968, com a criação da TV Universitária (TVU), foi o responsável pela escolha da trilha musical de abertura da emissora, optando pela composição “Maracatu de Chico Rei”, de Francisco Mignone. Ao longo de sua carreira, Hugo Martins também passou pela Rádio Continental, TV Jornal do Commercio, Sistema Globo de Rádio, além de ter ministrado aulas de sonoplastia no extinto curso de Radialismo da antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco. Ele ainda atuou no campo das artes cênicas, como sonoplasta e como autor de peças infantis, e na área musical, como compositor.
*Foto de Widma Sandrelly / Ascom UFPE