Espaço de Diálogo e Reparação (EDR)

Visor de contenido web Visor de contenido web

 

Sobre

O Espaço de Diálogo e Reparação da UFPE (EDR) foi criado pela Resolução nº 01/2014-CONSAD e é um órgão pioneiro. É um espaço privilegiado de práticas restaurativas inspiradas nos modelos de Justiça Restaurativa, que trabalha com a visão da justiça e equilíbrio das relações como valor e construção participativa.

O EDR propicia momentos de diálogo e processos circulares, onde pode haver maior identificação de conflitos e questões interpessoais, diferentemente do paradigma formalista burocrático ou vingativo. No EDR, busca-se as soluções autocompositivas, além do bem-estar, valores éticos, respeito e fortalecimento do senso de coleguismo.

O EDR oferece cursos e workshops de Comunicação Não-Violenta, Escuta Empática, e Constelação Sistêmica, entre outros, além de promover os círculos de diálogos decorrentes de demandas das unidades ad ministrativas da UFPE e, de modo direto, da comunidade acadêmica. O objetivo é apoiar departamentos, setores e pessoas, com foco nas relações interpessoais e nos eventuais conflitos.

Os encontros contam com confidencialidade, e a identificação dos usuários/participantes é protegida pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018.

 

Confira aqui o Folder Informativo do EDR

 

Secretaria do EDR

E-mail da secretaria: edr@ufpe.br
E-mail Grupo de Pesquisa: opelicano@gmail.com
Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h - de Segunda a Sexta. 
Endereço: Avenida da Arquitetura, S/N, Centro de Artes e Comunicação . Sala CDH Dom Helder Câmara. Cidade Universitária, Recife - PE.CEP: 50.740-550

 

 

 

 

XIX Semana de Cultura de Paz

UFPE promove XIX Semana de Cultura de Paz nos dias 10 e 12 de dezembro.

A UFPE, por meio da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara (CDH) e do Espaço de Diálogo e Restauração (EDR) promoverá nos dias 10 e 12 de dezembro, a XIX Semana de Cultura de Paz, um evento que conectará a graduação e a pós-graduação através de atividades e experiências na seara dos direitos humanos e da cultura de paz. Serão dois dias dedicados a diálogos e compartilhamento de experiências, bem como oficina, exibição de curta/documentário e lançamento de livros e E-books. A XIX Semana de Cultura de Paz é um evento tradicional na UFPE e esse ano o tema será: "Direitos Humanos e Cultura de Paz: sociedades importadoras e inclusivas, em alinhamento com a Agenda 2030 da ONU". O evento é aberto ao público. A garantia de participação é certificada mediante inscrição presencial nos dois dias, com início a partir das 9h30, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

 

Acesse aqui a programação completa do evento 

Venha nos visitar no LinkedIn 

 

Mais informações
E-mail: comissao.direitoshumanos@ufpe.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visor de contenido web Visor de contenido web

Portlets anidados Portlets anidados

Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

UFPE desenvolve sistema próprio para Comissão de Ética em Uso de Animais

Com o Sistema CEUA, a Universidade busca promover a redução no tempo de tramitação dos processos e preservar a memória na tramitação dos mesmos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) prepara o lançamento do Sistema CEUA, programa desenvolvido com o intuito de melhorar a gestão de informações dos projetos de pesquisa e de ensino que utilizam animais. A ferramenta, apresentada no último dia 25, foi elaborada por meio de uma parceria entre a Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).
 
Com o Sistema CEUA, a UFPE busca promover a redução no tempo de tramitação dos processos e preservar a memória na tramitação dos mesmos, produzindo um ambiente de segurança processual. A ferramenta de tecnologia da informação (TI) está passando pelo processo de registro de propriedade intelectual e poderá ser acessada pela página da CEUA após a realização de um cadastro. Enquanto isso, a submissão de projetos é feita com envio do formulário por e-mail. 
 
“Nós acreditamos que o Sistema CEUA representa um enorme avanço para gestão das informações na tramitação dos projetos de ensino e pesquisa com animais na UFPE submetidos à CEUA, com redução de prazos, segurança das informações, e garantia da aplicação da Lei 11.794, Lei Arouca para o Bem-estar animal”, afirma o coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais da UFPE, Rogério de Freitas.
 
Parte da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), a Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA) da UFPE é uma “entidade dedicada à promoção e garantia dos princípios éticos na pesquisa envolvendo animais. Comprometida com a ciência e o respeito aos seres vivos, a CEUA desempenha um papel vital na supervisão e aprovação de projetos que incluam a utilização de animais em atividades de pesquisa e ensino”.
 
Mais informações
Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA)
Fecha de la última modificación: 04/12/2025, 17:12

Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Visor de contenido web Visor de contenido web

Visor de contenido web Visor de contenido web