- UFPE/
- Institucional/
- Órganos Suplementarios/
- Editora UFPE/
- Notícias - Editora/
- Organização e autores falam sobre edital de incentivo à publicação de livros digitais em lançamento coletivo
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Atrás
Organização e autores falam sobre edital de incentivo à publicação de livros digitais em lançamento coletivo
A iniciativa teve como foco a publicação de livros resultantes de textos produzidos por servidores da UFPE
01/12/2025 12:29 Ascom
Durante o lançamento coletivo das 28 obras aprovadas na terceira janela do Edital Nº 22/2022 de Incentivo à Produção e Publicação de Livros Digitais da UFPE, organizadores da seleção e alguns autores dos e-books falaram sobre a relevância da iniciativa. O evento ocorreu na última sexta-feira (28), no Auditório Reitor João Alfredo, localizado no prédio da Reitoria (Campus Recife). A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Editora da UFPE foram parceiras na iniciativa de apoio ao ensino focada na publicação de livros resultantes de textos produzidos por servidores da UFPE em seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que pudessem ser utilizados como recursos didático-pedagógicos.
“Este é o resultado de um trabalho árduo, desenvolvido pelos professores, pelos técnicos e com participação de estudantes da Graduação e Pós-Graduação. Estes e-books têm como objetivo qualificar as práticas de ensino, muitos deles são adotados nas disciplinas e são incorporados nos novos PPCs (projetos pedagógicos de curso)”, destacou a pró-reitora Magna Silva no início do evento.
Em seguida, a diretora de Gestão de Finanças e de Infraestrutura no Ensino de Graduação da Prograd, Fernanda Alencar, apresentou um apanhado de informações sobre o Edital Nº 22/2022. Coube a ela detalhar, por exemplo, as etapas do trabalho de seleção e números de e-books publicados em cada janela – foram 7 na primeira e 13 na segunda. Fernanda também falou sobre a distribuição das obras entre as três categorias que formavam o edital – Colégio de Aplicação / Educação Básica, Políticas de Ações Afirmativas e Todas as Temáticas (essa última abarca Ciências Humanas; Ciências Sociais; Ciências da Vida; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes).
O vice-diretor da Editora UFPE, Diogo Fernandes, citou mais alguns números durante sua fala: “O trabalho da Editora é concretizar algo que foi feito com muito esforço, estamos no final de um processo de anos de pesquisa, com uma responsabilidade muito grande de entregá-lo à sociedade. Tivemos uma média de 3,2 mil acessos por mês aos livros do edital e em média 1,5 mil downloads por mês. A qualidade do que está sendo produzido, a relevância, o interesse, tudo isso vemos retornar em números”.
Também participaram da mesa solene e o ex-reitor da UFPE e professor emérito e titular da instituição George Browne (autor do primeiro prefácio do livro da professora Flavianne Nóbrega), o reitor da UFPE Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo.
“Me chama muito a atenção que tenhamos começado com sete, na segunda foi quase o dobro e na terceira foi quatro vezes. Existe um crescimento enorme que traduz uma demanda da UFPE por materiais atualizados que possam dar suporte aos desafios da Graduação e Pós-Graduação neste mundo tão acelerado”, avaliou Moacyr Araújo.
“Endosso a fala de Moacyr já fazendo um desafio à Prograd para pensarmos o próximo edital para 2026, para que possamos dar continuidade a essa iniciativa. Esses números de acessos e downloads são uma referência muito positiva que servem como estímulo à política que a Universidade vem fazendo”, continuou o reitor Alfredo Gomes, que convidou autores a compartilharem suas experiências.
A primeira a fazer isso foi a professora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) Flavianne Nóbrega, autora do e-book “Pragmatismo e decisão judicial: como pensar a consequência jurídica”. “O livro digital hoje é um diferencial, precisamos de produtos de qualidade, disponíveis e de acesso aberto. Esta obra é fruto de 20 anos de trabalho, que desenvolvi junto com o professor George. Não é uma produção isolada, é resultado de um trabalho de equipe, dos debates em sala de aula na Graduação e na Pós-Graduação”, pontuou.
Obras selecionadas na Terceira Janela
- Diálogos sobre tecnologia, inovação e consumo digital: reflexos da extensão no agreste pernambucano – Marianny Jessica de Brito Silva (org.)
- Turismo Cinematográfico no Brasil – Nathália Körössy (org.)
- Faces do futuro: imagens da velhice no regime de visibilidade contemporâneo – Mirella Ramos Costa Pessoa
- Justiça Restaurativa – reflexões fundamentais – Marcelo L. Pelizzoli
- Maria Bernardette Neves Pedrosa: textos selecionados – Alexandre da Maia e Carina Calabria (org.)
- Reflexões à deriva: abordagens da Literatura contemporânea – Fábio Andrade (org.)
- As fontes dos mediaevalistas: dois olhares sobre documentos da Idade Média – Bruno Uchoa Borgongino (org.)
- Inclusão social e escolar: a aprendizagem na promoção do desenvolvimento humano – Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Keilla Rebeka Simões Oliveira de Freitas e Daniele Siqueira Veras (org.)
- A Leitura e a Escrita na Escola: Saberes e Fazeres de Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais – Andréa Tereza Brito Ferreira, Yana Liss Soares Gomes e Sirlene Barbosa De Souza (org.)
- Cardiologia na atenção Primária em Saúde – Gustavo Alves do Nascimento (org.)
- Pliometria: um olhar sobre estudos e suas diferentes aplicações – Marcelus Brito de Almeida, Cleide do Nascimento M. B. Lima Filha e Luvanor Santana da Silva (org.)
- Visibilidade da Libras: reconhecimento, negociação e organizações surdas – Ana Regina Souza Campello e José Arnor de Lima Junior (org.)
- Fotojornalismo Disruptivo: Espaços de Disputa, Processos de Ruptura e a Representação Visual dos Acontecimentos no World Press Photo – Juliana Andrade Leitão
- O universo da surdez e suas interfaces – Tayana Dias de Menezes e Jurandir F. Dias Jr (org.)
- Saúde Indígena e Medicina Tradicional do Povo Xukuru do Ororubá – René Duarte Martins (org.)
- Profissionalidade Docente e a Pandemia da covid-19: Desafios no Contexto Sociopolítico e Científico – Ana Karina Morais de Lira, Fatima Maria Leite Cruz e Sandra Patrícia Ataíde Ferreira (org.)
- Memórias Póstumas: Arqueologia Cemiterial em Pernambuco – Viviane Maria Cavalcanti de Castro, Ana Catarina Peregrino Torres Ramos e Pollyana Calado de Freitas (org.)
- Pragmatismo e Decisão Judicial: Como Pensar a Consequência Jurídica – Flavianne Fernanda Bitencourt Nóbrega
- A Psicologia na Pandemia Covid-19: Ressignificações das Práticas Psicológicas Brasileiras na Pesquisa, Clínica e Ensino – Alexsandro Medeiros do Nascimento (org.)
- Urgências oncológicas: um guia prático para estudantes, residentes e profissionais de saúde não oncologistas – Luiz Alberto Reis Mattos Júnior (org.)
- Bases da Técnica Cirúrgica em Odontologia: O Essencial para a Prática Clínica – Martinho Dinoá Medeiros Júnior, Letícia Kariny Teles Deusdará e Lucas Viana Silva Ramos
- Entre livros e sedições: a formação do acervo da Biblioteca do Curso Jurídico de Olinda (1830-1835) – Lígia Santos da Silva Rodrigues
- Pernambuco Contemporâneo (1964-2002) Ditadura Militar e Rencontro Democrático – Severino Vicente da Silva
- Geometria Descritiva e Fabricação Digital Aplicadas a Resolução de Problemas na Engenharia Civil com PBL – José Edeson de Melo Siqueira e Jean-Baptiste Scharffhausen (org.)
- Poder, Cultura e Práticas Coletivas: Aprendizagens na Pesquisa e Extensão – Jaileila de Araújo Menezes, Mônica Rodrigues Costa, Flávia da Silva Clemente e Fernanda Sardelich Nascimento (org.)
- Da Gestão de Conflitos à Governança e Sustentabilidade: Políticas Socioambientais e Experiências em Áreas Protegidas e Conservadas – Vanice Santiago Fragoso Selva, Italo Cavalcante da Silva Soares e Karla Augusta Silveira de Barros (org.)
- Objetivos de desenvolvimento sustentável: uma abordagem multidisciplinar dos desafios e soluções – Cecília P. Alves-Costa (org.)
- Sinais e Sintomas em Gastroenterologia – Glaydes Maria Torres de Lima e Edmundo Pessoa de Almeida Lopes Neto (org.)
Obras selecionadas na Segunda Janela
- #OcupeEstelita: Reflexões sobre utopia, redes e estética no Movimento Ocupe Estelita – Carolina Dantas de Figueiredo (org.)
- Tem Samba na Terra do frevo: as escolas de samba no carnaval do Recife – Hugo Menezes Neto
- Economia do Agreste Pernambucano: Agreste de Hoje, Agreste do Futuro – Monaliza de Oliveira Ferreira e André Luiz de Miranda Martins (org.)
- Esperando o zepelim passar – Eri Carmo
- Qualificação Profissional Na Cidade Do Recife Na Segunda Metade Do Século X – Ramon de Oliveira e Adriana Maria Paulo da Silva
- Rodas e redes interculturais: pesquisas em/sobre arte indígena no Nordeste – Renata Wilner
- Tramações: narrativas têxteis e memoriais – Luciana Borre, Maria Betânia e Silva e Carolina Cosentino (org.)
- Chove no Clichê: Ensaios, Críticas e Desimportâncias – Thiago Soares
- Atlas de Histologia e Embriologia Oral [1] – Marta Gerusa Soares de Lucena, Luis Henrique Guedes de Andrade Lima, Lorena Vitória Alves da Fonseca Batista, Eliete Cavalcanti da Silva e Camilla Vila Nova Soares Silva
- Políticas de informação e Práticas informacionais – Edilene Maria da Silva e Natanael Vitor Sobral (org.)
- Do Amor ao Sangue: Adaptação Didático-Pedagógica da Obra Lisbela e o Prisioneiro de Osman Lins – Maycon Douglas Paixão Xavier, Carmem Lygia Burgos Ambrósio e Raquel Araújo de Santana (org.)
- A Trilogia Militar de Rossellini – Cid Vasconcelos
- Atlas de Histopatologia Oral – Hélen Kaline Farias Bezerra, Danyel Elias da Cruz Perez, Elaine Judite de Amorim Carvalho e Jurema Freire Lisboa de Castro (org.)
Obras selecionadas na Primeira Janela
- Administração estratégica no turismo: uma abordagem inédita das capacidades dinâmicas e do empreendedorismo internacional – Yákara Vasconcelos Pereira (org.)
- Desafios da Política Educacional para o Ensino Médio no Brasil – Katharine Ninive Pinto Silva (org.)
- Tópicos em Saúde Coletiva: itinerários e produção de conhecimentos – José Marcos da Silva, Darlindo Ferreira de Lima, Simone do Nascimento Fraga e Alexsandro de Melo Laurindo (org.)
- Crononutrição, microbiota intestinal e sua relação com a saúde – Elizabeth do Nascimento, Morgana Almeida Cavalcante Amorim, Nathalia Caroline de Oliveira Melo e Vitória Felício Souto (org.)
- Anatomia para dança – teoria e imagens – Kassia de Oliveira Gomes da Silva, Ana Cristina Oliveira Marques e Paulo Raimundo Rosário Lopes (org.)
- AYÉ: Ambientes e conflitos no Antropoceno – Ana Cláudia Rodrigues da Silva e Hugo Menezes Neto (org.)
- Quatro Décadas da Pandemia de HIV/AIDS – José Leandro de Andrade Santos, Maria Carolina dos Santos Guedes, Rafael Lima Guimarães e Wlisses H. Veloso de Carvalho Silva (org.)
Mais informações
Editora da UFPE
(81) 2126-8397
*Foto de Widma Sandrelly / Ascom UFPE
Fecha de la última modificación: 01/12/2025, 18:38