Diretoria de Relações Internacionais
- UFPE/
- Institucional/
- Relações Internacionais/
- Boletín de Noticias/
- UFPE lança edital interno para seleção de doutorando(a) indígena no âmbito da Bolsa Guatá Brasil–França 2026
UFPE lança edital interno para seleção de doutorando(a) indígena no âmbito da Bolsa Guatá Brasil–França 2026
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), lançou edital interno para a seleção de 01 (um/uma) doutorando(a) indígena com vistas à emissão de carta de compromisso institucional, documento exigido para candidatura ao Programa Bolsa Guatá – Mobilidade Doutoral Indígena Brasil–França 2026.
A seleção interna tem caráter exclusivamente institucional e destina-se à escolha de um(a) candidato(a) regularmente matriculado(a) em curso de doutorado da UFPE. A carta de compromisso expressa o apoio institucional da Universidade, conforme exigido pelo edital internacional, estando condicionada à eventual contemplação do(a) candidato(a) com a Bolsa Guatá, não implicando garantia de concessão da bolsa.
As inscrições para a seleção interna da UFPE exigem apenas a apresentação do comprovante de matrícula regular no curso de doutorado e do documento de comprovação da identidade indígena.
A seleção será realizada com base em critério único e objetivo, qual seja, o Coeficiente de Rendimento (CR) no curso de doutorado. Em caso de empate, será selecionado(a) o(a) candidato(a) com maior idade.
O apoio institucional descrito na carta, quando concedido, consistirá em pagamento único, destinado à cobertura de despesas de mobilidade não contempladas pela Bolsa Guatá, como custos relacionados à emissão de passaporte, solicitação de visto e despesas acessórias, conforme previsto no edital internacional do programa.
O Programa Bolsa Guatá é promovido pela Embaixada da França no Brasil, em parceria com a CAPES, e oferece bolsas de mobilidade internacional para doutorandos(as) indígenas brasileiros(as) interessados(as) em realizar estágio doutoral em instituições francesas por período de 6 a 9 meses. A seleção final, o pagamento da bolsa e a gestão dos benefícios são de responsabilidade exclusiva das instituições organizadoras do programa.
Inscrições abertas até 18 de fevereiro de 2026.