O Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está desenvolvendo o projeto de pesquisa “Integração de estratégias fisioterapêuticas multidimensionais no tratamento da sarcopenia respiratória e urêmica em pacientes com doença renal crônica no estágio pré-dialítico: ensaio clínico randomizado”, voltado à melhoria da qualidade de vida e da capacidade funcional de pacientes renais.
Podem participar da pesquisa pacientes com doença renal crônica em estágio conservador, com idades entre 18 e 70 anos. Os participantes terão acesso gratuito a um programa de intervenção com duração de oito semanas, composto por três sessões semanais de treinamento muscular respiratório e periférico, além de avaliações fisioterapêuticas antes e após o período de intervenção, todas realizadas sob supervisão de equipe especializada.
A iniciativa busca contribuir para o avanço do cuidado fisioterapêutico em pacientes com doença renal crônica, investigando estratégias que possam reduzir os impactos da sarcopenia respiratória e urêmica, condição frequentemente associada à perda de força muscular e à redução da capacidade funcional.
O estudo é orientado pela professora Patrícia Érika de Melo Marinho e conduzido pelas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFPE Beatriz Marinho e Lílian Melo. A pesquisa está sendo realizada no Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar (Lacap), vinculado ao Departamento de Fisioterapia da Universidade.
Informações e agendamentos
(81) 98449-0520 - Falar com Thaís