Departamento de Ciências Farmacêuticas
- UFPE/
- Institucional/
- Centros Académicos/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências da Saúde (CCS)/
- Departamento de Ciências Farmacêuticas/
- Todas as notícias/
- Startup GumLife, incubada na UFPE, ganha destaque nacional em dois editais por inovação e empreendedorismo
Navegación Navegación
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Startup GumLife, incubada na UFPE, ganha destaque nacional em dois editais por inovação e empreendedorismo
Empresa se dedica ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, com destaque na área de biopolímeros

A startup GumLife, incubada no Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), celebra uma conquista notável ao ser reconhecida em dois editais de fomento à inovação e empreendedorismo: o Programa Conecta Startup Brasil 040/2023 e o Edital Prêmio Mulheres Inovadoras 4ª Edição – 2023 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A GumLife é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, com destaque na área de biopolímeros.
No Programa Conecta Startup Brasil 040/2023, a startup recebeu destaque. Este programa visa promover o ecossistema de inovação brasileiro, incentivando a ideação, conexão, capacitação e investimentos em startups. Outro reconhecimento importante veio do Edital Prêmio Mulheres Inovadoras 4ª Edição – 2023 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Nesta edição, a GumLife foi uma das escolhidas entre as melhores startups da Região Nordeste, reforçando seu compromisso com a promoção da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional.
“Desde o início da startup, sonhávamos em participar do Mulheres Inovadoras, pois é um edital de grande importância na área do empreendedorismo feminino. Com a aceleração promovida pela Finep, o time GumLife sente-se revigorado e está preparado para conquistar novos espaços. A participação no programa Mulheres Inovadoras mostra o poder da pesquisa científica, da sustentabilidade e da liderança feminina. Nossa conquista é resultado de muito trabalho e dedicação construída diariamente”, afirma a fundadora e coordenadora administrativa da GumLife, Antônia Carla Oliveira.
A GumLife concentra seus esforços na pesquisa e desenvolvimento de biopolímeros, com destaque especial para o excipiente de goma do cajueiro. Este biopolímero representa uma alternativa sustentável e biodegradável aos excipientes tradicionais derivados do petróleo, atendendo à crescente demanda por soluções ambientalmente responsáveis em diversas indústrias.
“Oferecemos o excipiente goma do cajueiro, obtido através da exsudação (saída de líquido) do caule da árvore do Cajueiro (Anarcadium occidentale L.), abundante no Nordeste do Brasil. Nosso produto caracteriza-se como um pó de aspecto fino, biodegradável, atóxico, biocompatível e de versatilidade química, possuindo como potenciais clientes os diferentes setores industriais: farmacêutico (como excipiente na fabricação de medicamentos), cosmético (atuando como estabilizante), alimentício (como espessante, gelificante, estabilizante, clarificante e formação de filmes poliméricos) e na pesquisa científica (nanopartículas e scaffolds – estruturas tridimensionais e porosas que permitem o suporte e crescimento de um tecido corporal). Assim, apresentamos um biopolímero genuinamente brasileiro, obtido por um método sustentável, livre de solventes orgânicos, não poluente, e de baixo consumo energético”, explica a coordenadora técnica da GumLife, Joandra Maísa.
ORIGEM - A jornada da GumLife começou em 2020, quando foi fundada por pesquisadoras da UFPE. A startup teve sua origem na identificação do potencial dos biopolímeros naturais da cajucultura, encontrados na caatinga, um bioma único no Brasil. A empresa se compromete a explorar de forma sustentável esses recursos, contribuindo para a preservação do meio ambiente. A motivação para a criação da GumLife surgiu a partir de estudos sobre a biodiversidade brasileira e seu potencial para a produção de produtos biotecnológicos.
Em novembro de 2022, a startup foi contemplada com o edital do Programa Centelha-PE 2, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Pernambuco, através do qual recebeu o valor de R$ 60 mil, e mais R$ 26 mil em bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa tem duração de um ano. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o CNPq, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e, em Pernambuco, é executada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).
De acordo com Antônia Carla Oliveira, o apoio do Polo Tec e da subvenção do Centelha-PE 2 têm sido fundamentais para o início das atividades da GumLife. O ambiente de inovação e empreendedorismo estimula a criação de startups a partir de pesquisas científicas, proporcionando o suporte necessário para que ideias promissoras se tornem realidade. Com esse respaldo, a GumLife pôde dar os primeiros passos em direção à consolidação de seus objetivos.
A GumLife ressalta a importância do reconhecimento recebido nos editais de fomento público como um impulso significativo para sua atuação no mercado. A empresa agora se prepara para uma jornada de aceleração e investimento, com o objetivo de expandir sua atuação e contribuir ainda mais para a inovação e o desenvolvimento sustentável no Brasil.
Equipe da startup
– Antônia Carla de Jesus Oliveira: coordenadora administrativa da GumLife e pós-doutoranda em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPE;
– Joandra Maísa da Silva Leite: coordenadora técnica da GumLife e doutoranda em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPE;
– Rafaela Moreno Barros: coordenadora técnica da GumLife e Doutoranda em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPE
– Mônica Felts de La Roca Soares: mentora da GumLife e professora do curso de Farmácia da UFPE; e
– José Lamartine Soares Sobrinho: mentor da GumLife e professor do curso de Farmácia da UFPE.
Mais informações
Joandra Maísa da Silva Leite
Coordenadora técnica da GumLife
joandramaisa@gmail.com
Visor de contenido web Visor de contenido web
Farmácia Escola
Laboratório de Análises Clínicas
Visor de contenido web Visor de contenido web
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Ciências Farmacêuticas
Endereço: Av. Artur de Sá, S/N. Cidade Universitária.
CEP: 50740-520 Recife – PE