Cultura
- UFPE/
- Institucional/
- Cultura/
- Notícias/
- Univerciência desta quarta (22) mostra aplicativo de celular que auxilia na detecção precoce do câncer de mama
Navegación Navegación
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Univerciência desta quarta (22) mostra aplicativo de celular que auxilia na detecção precoce do câncer de mama
A ferramenta pode ser acessada em dispositivos com sistema Android e iOS
A TV Universitária exibe hoje (22), às 18h, um novo episódio do Univerciência. O programa desta semana tem como destaque um aplicativo para celular desenvolvido na Universidade Federal do Ceará (UFC) que ajuda na detecção precoce do câncer de mama. A ferramenta, que pode ser acessada em dispositivos com sistema Android e iOS, apresenta um questionário que pode indicar o grau de risco para o câncer de mama em cada paciente.
O programa vai mostrar ainda uma técnica criada na Universidade Federal de Sergipe (UFS) que utiliza truques de mágica para facilitar o ensino da matemática no Ensino Básico; uma pesquisa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) sobre o cultivo de tomate e de manjericão com uma técnica de baixo custo; e um mapeamento produzido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) que analisou as condições sociais e estruturais dos terreiros de candomblé no sul da Bahia.
Além do Univerciência, a TV Universitária exibe hoje (22), às 13h30, uma reprise do programa Opinião Pernambuco sobre o setor de cinema no estado. A atração recebe a cineasta Sandra Ribeiro, da Aurora Filmes, e o roteirista, produtor, diretor de audiovisual e professor universitário Pedro Severien para falar sobre os caminhos, desafios e oportunidades para quem deseja atuar em áreas como roteiro, direção, produção, fotografia e artes. O programa tem reapresentação às 21h. A apresentação é do jornalista Valdir Oliveira.