Cultura
- UFPE/
- Institucional/
- Cultura/
- Notícias/
- Docentes da UFPE exibem filmes na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Navegación Navegación
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Docentes da UFPE exibem filmes na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes
A mostra tem uma programação formada por 137 filmes nacionais de 23 estados, incluindo 43 longas e 93 curtas-metragens
Duas obras audiovisuais de autoria de docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão na programação da Mostra de Cinema de Tiradentes. São elas o longa-metragem “Ao sabor das cinzas”, do docente Taciano Valério, do Núcleo de Ciências da Vida do Centro Acadêmico do Agreste (CAA); e o curta “Os ursos e nós”, da professora Maria Acselrad Recife, do Departamento de Artes. A mostra tem uma programação formada por 137 filmes nacionais de 23 estados, incluindo 43 longas e 93 curtas-metragens, e segue até o dia 31 deste mês, em diversas localidades da cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais.
“Os Ursos e Nós”, da dançarina, antropóloga e professora do Curso de Dança da UFPE Maria Acselrad, é um ensaio etnográfico e sensorial sobre a tradição carnavalesca dos ursos, tão presente na Região Metropolitana do Recife (RMR). Filmado entre dezembro de 2024 e março de 2025, nas cidades de São Lourenço da Mata, Camaragibe e Recife, o filme retrata ensaios e apresentações de diversos grupos da região que, de forma irreverente, saem pelas ruas tocando, dançando e interagindo em suas comunidades. O curta-metragem é uma realização do grupo de pesquisa interdisciplinar em dança e antropologia Pisada, com o apoio Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e do Laboratório de Imagem e Som (LIS) da UFPE.
O longa-metragem “Ao sabor das cinzas” conta a história de duas irmãs, Bethânia e Laura, que se reencontram para tratar de um assunto familiar. Elas seguem viagem pelas estradas do agreste pernambucano em busca do corpo do pai. Em casa, a filha de Bethânia edita um vídeo em que vivos e mortos se confundem em um jogo de silêncios e revelações. A obra do docente Taciano Valério integra a Trilogia Cinza, formada pelos filmes Onde Borges Tudo Vê / Ferrolho e Pingo d’água.