A pesquisadora Anna Bottesi, que atua no Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Etnicidade (Nepe) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE lançou o livro “The Invention of Indigenous America”, resultado da sua tese de doutorado defendida em cotutela no PPGA/UFPE e na Universidade de Turim. Orientada pelos Professores Sofia Venturoli e Renato Athias (PPGA/UFPE), a obra analisa como exposições e atividades contribuem para a construção de visões particulares da sociedade e do mundo. O livro foi publicado pela Editora Anthems e está disponível para aquisição no site da editora.
O livro examina o papel dos objetos na produção de imagens estereotipadas dos povos indígenas e discute a presença de objetos indígenas em museus europeus, trazendo à tona discursos e histórias silenciadas pelo poder colonial. A pesquisa visa repensar os museus etnográficos e suas formas de produzir representações do outro, buscando soluções para transformar esses espaços em ambientes inclusivos e descolonizados.
O foco está em artefatos dos povos Kambeba, Munduruku e Sateré-Mawé, conservados em museus em Lisboa e Viena, incluindo uma tábua de bambu Kambeba e trabalhos em penas Munduruku. “A publicação é um importante contributo para o debate sobre a descolonização dos museus e a produção de conhecimento compartilhado e plural”, destaca a autora.