O título honorífico é concedido a docentes aposentados que tenham se destacado no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração universitária
A professora Christine Paulette Yves Rufino Dabat recebe o título de Professora Emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em sessão solene de outorga a ser realizada, às 10h do dia 8 deste mês, no Auditório Barbosa Lima Sobrinho, que fica no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no Campus Recife. O título honorífico é concedido a docentes aposentados que tenham se destacado no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração universitária.
Christine Dabat tem formação em História, com Mestrado em História pela Université de Genève (Unige)/Suíça (1977) e Doutorado em História pela UFPE (2003). Possui pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS)/França (2011). Professora titular aposentada do Departamento de História do CFCH, ela é reconhecida pela atuação nos estudos sobre a China e outros países asiáticos, sendo uma das responsáveis pela institucionalização dessa área na UFPE e no Brasil. Seu combate ao eurocentrismo é um eixo estruturante de sua trajetória acadêmica, que se refletiu na reformulação de disciplinas, criação de cursos e espaços de estudos na UFPE.
Christine Dabat também se consolidou como pesquisadora e defensora da preservação da memória histórica. É uma das fundadoras da Coordenadoria de Estudos da Ásia (Ceásia), do Grupo de Estudos sobre a História da Ásia (Gesha) e do Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais (Nudoc).
Também tem experiência de pesquisa e ensino na área de História da Agricultura, com ênfase em História do Açúcar, principalmente nos seguintes temas: História da Sacaricultura; História das Relações de Trabalho na Zona Canavieira de Pernambuco; História Fundiária e História das Relações Homem/Natureza.
A proposta de concessão do título honorífico a Christine Dabat foi apresentada pelo CFCH, tendo sido aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPE, no dia 17 de junho deste ano.