Segundo informações repassadas no trabalho de dissertação da mestra Dayse Dutra Leite, em 20 anos de Enade, não há dados que comprovem que esse tipo de avaliação em larga escala contribui para a qualidade e melhoria da Educação, mas, sim, para uma lógica de meritocracia
    30/10/2025    11:45  Comunicação CCSA 
  
 A pesquisadora e mestra Dayse Dutra Leite pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MGP), do campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), revela, no trabalho de dissertação científico “Gestão da informação : uma análise do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes [Enade] na Universidade Federal de Pernambuco”, que é preciso potencializar a geração de conhecimento sobre os cursos de graduação da UFPE, por meio da gestão das informações disponibilizadas pelo Enade, para consolidar uma cultura institucional permanente de leitura crítica e sistematizada das avaliações.
                                                                
 “Os resultados indicaram que, apesar da baixa utilização dos relatórios do Enade, há consenso sobre a necessidade de institucionalizar um processo de Gestão da Informação para direcionar melhorias na UFPE. Conclui-se que a institucionalização da gestão da informação pode servir como estratégia para fortalecer a cultura avaliativa e promover a melhoria contínua dos cursos de graduação. Mas a criação do conhecimento somente ocorrerá a partir do envolvimento das partes interessadas no compartilhamento e uso das informações”, atesta Dayse.
  Fecha de la última modificación: 30/10/2025, 11:46