Atrás

Pesquisa sobre terapia vocal na disfonia comportamental busca voluntários

O estudo será realizado no Laboratório de Neurociência Aplicada (Lana) da UFPE, que fica no Campus Recife

A pesquisa “Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua Associada à Terapia Vocal na Disfonia Comportamental: Estudo Clínico Randomizado”, desenvolvida na UFPE, está com inscrições abertas para voluntários. O perfil buscado é o seguinte: pessoas com alteração vocal, pessoas sem lesões ou doenças laríngeas, quem não faz uso da voz no canto, adultos de 18 a 59 anos (homens e mulheres).

A pesquisa, que tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE, é da mestranda Lívia Cavalcante, do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana, sob orientação e coorientação, respectivamente, das professoras Adriana de Oliveira Camargo Gomes e Kátia Monte-Silva. O objetivo do estudo é analisar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua, associada à terapia vocal na disfonia comportamental. 

Os interessados podem observar as seguintes questões que compõem um instrumento de rastreio da disfonia: 1 - Sinto que tenho que fazer força para minha voz sair; 2 - Minha voz é rouca. Caso a resposta seja “sim” para uma ou ambas as perguntas, o voluntário pode entrar em contato para receber mais orientações e informações sobre a pesquisa por meio do telefone (81) 99843.0386. Também é possível se inscrever via formulário eletrônico. A pesquisa será realizada no Laboratório de Neurociência Aplicada (Lana) da UFPE, que fica no Campus Recife.

Entre benefícios para os participantes estão melhora na saúde vocal, acompanhamento fonoaudiológico durante o período da coleta, redução dos sintomas vocais da disfonia, orientação e conscientização vocal.

Mais informações
Lívia Cavalcante

livia.cavalcante@ufpe.br

Fecha de la última modificación: 19/01/2026, 18:42