- UFPE/
- Institucional/
- Centros Académicos/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)/
- Notícias CCEN/
- Colóquio de Física discute materiais magnéticos nanoestruturados
Colóquio de Física discute materiais magnéticos nanoestruturados
A palestra abordará os avanços no estudo de materiais magnéticos em escala nanométrica

O Departamento de Física da UFPE realiza, nesta sexta-feira (3), às 16h, mais uma edição de seu colóquio científico. A convidada é a professora Gilvânia Vilela, da Universidade de Pernambuco (UPE), que ministrará a palestra “Materiais magnéticos nanoestruturados para a futura geração de dispositivos computacionais”. O encontro é presencial e ocorre no auditório do Departamento de Física, localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Campus Recife da UFPE.
A palestra abordará os avanços no estudo de materiais magnéticos em escala nanométrica, fundamentais para o desenvolvimento de tecnologias como sensores magnéticos, memórias magnetorresistivas, transistores de spin e outros dispositivos da chamada spintrônica. Segundo a pesquisadora, a exploração de fenômenos quânticos nesses materiais pode abrir caminho para sistemas de armazenamento e processamento de dados mais eficientes energeticamente e capazes de superar limites da eletrônica convencional.
Especialista em Física de Materiais, Gilvânia Vilela é professora associada da UPE, colaboradora de centros de pesquisa como o MIT e a SUNY Polytechnic Institute (EUA). Integra ainda o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Spintrônica e Nanomagnetismo Avançado (INCT-SpinNanoMag). Sua pesquisa foca em filmes finos, nanoestruturas e fenômenos relacionados ao spin em sistemas confinados, com aplicações em tecnologias avançadas de computação.