- UFPE/
- Institucional/
- Centros Académicos/
- Campus Recife/
- Centro de Biociências (CB)/
- Informes do CB/
- Bioinformática é tema central de ciclo de palestras
Navegación Navegación
- Departamento de Antibióticos
- Departamento de Anatomia Humana
- Departamento de Biofísica e Radiobiologia
- Departamento de Bioquímica
- Departamento de Botânica
- Departamento de Fisiologia e Farmacologia
- Departamento de Genética
- Departamento de Histologia e Embriologia
- Departamento de Micologia
- Departamento de Zoologia
- Ecoplan
- Coordenação Setorial de Extensão CB
- Herbário UFP
- Herbário URM
- Laboratório de Mastozoologia (CB)
- Lab Multiusuário de Micologia Médica Sylvio Campos
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Bioinformática é tema central de ciclo de palestras
Pesquisadores de diferentes instituições e áreas de atuação participaram do encontro

Arte com foto de Lucas Emanuel/UFPE
A Bioinformática é tema central do ciclo de palestras “Bioinformática em Ação: Casos Reais e Soluções Computacionais”, realizado hoje (29) no auditório do Centro de Biociências (CB) da UFPE, no Campus Recife, e que também contou com transmissão no canal da UFPE no YouTube. O evento, com programação em formato híbrido nos turnos da manhã e tarde, marcou o encerramento de um curso sobre Bioinformática, iniciado na última segunda-feira (25).
Pesquisadores de diferentes instituições e áreas de atuação participaram do encontro, abordando aplicações práticas da Bioinformática em contextos acadêmicos, industriais e sociais. Segundo o professor Valdir Balbino, do Departamento de Genética e coordenador do Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (Labbe) da UFPE, responsável pelo evento, a Bioinformática está presente no dia a dia da sociedade. “A gente está à disposição para ajudar no que for possível para fazer com que essa área se difunda e que assuma a [sua] importância. E que a Universidade possa assumir protagonismo também nessa área de conhecimento”, disse ele, durante a cerimônia de abertura.
O evento incluiu palestras técnicas e experiências aplicadas. Destacam-se temas como imunoinformática, genômica, automação de pipelines, resistência antimicrobiana e integração multiômica na medicina de precisão.
“A discussão de uma temática como essa é absolutamente essencial, não apenas do ponto de vista científico, do ponto de vista acadêmico, também do ponto de vista tecnológico, mas nós imaginamos as implicações que isso tem para a vida cotidiana das pessoas. Então, mexe com uma série de informações, de dados que refletem, portanto, do outro lado, a futura aplicação”, afirmou o reitor Alfredo Gomes, na abertura do encontro.
A mesa de abertura do evento teve a participação do reitor Alfredo Gomes; do professor Valdir Balbino, que também é coordenador de Projetos e Avaliação da Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi); da diretora do CB, Oliane Magalhães; e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, Marcos Morais Jr. O ciclo de palestras é uma realização do Labbe-UFPE, com apoio da MGI Tech e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFPE.
CURSO - O Curso de Bioinformática Aplicada à Interpretação de Dados NGS, encerrado hoje (29) com o ciclo de palestras, apresentou fundamentos teóricos e práticos da bioinformática aplicada à análise e à interpretação de dados gerados por tecnologias de sequenciamento de nova geração (Next-Generation Sequencing – NGS). Foram abordados os principais métodos computacionais utilizados no processamento, alinhamento, montagem, anotação e interpretação de dados genômicos e transcriptômicos, com ênfase em aplicações na pesquisa biomédica, biotecnologia e ciências ambientais. A programação incluiu aulas expositivas, exercícios práticos e demonstrações em ambiente computacional, utilizando ferramentas amplamente empregadas em projetos reais.
Visor de contenido web Visor de contenido web
Visor de contenido web Visor de contenido web
Av. Professor Moraes Rego, S/N - Cidade Universitária, Recife - PE
CEP: 50670-420