Centro Acadêmico do Sertão (CAS)

Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Docentes da UFPE participam de livro sobre mudanças climáticas lançado na COP30

A obra tem como destaque o capítulo “Oceano e Zonas Costeiras”, que tem o vice-reitor Moacyr Araújo como um dos organizadores

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou, na segunda-feira (11), no Museu das Amazônias – Armazém 4A do Complexo Porto Futuro, em Belém (PA), o livro “Mudanças climáticas no Brasil: estado da arte e fronteira do conhecimento”, que reúne contribuições de pesquisadores brasileiros sobre os principais desafios climáticos do país e do mundo. A obra, lançada durante a COP30, contou com a participação do vice-reitor Moacyr Cunha de Araújo Filho e da professora Beatrice Padovani Ferreira, do Departamento de Oceanografia, reforçando a atuação da Universidade no debate científico internacional sobre clima, oceano e sustentabilidade.

A obra tem como destaque o capítulo “Oceano e Zonas Costeiras”, elaborado por 19 autores e organizado por Moacyr Araújo, vice-reitor da UFPE; e Segen Farid Estefen, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (Inpo). O capítulo evidencia o papel estratégico do oceano no sistema climático global e propõe caminhos científicos e políticos para mitigação e adaptação aos impactos do aquecimento global, com especial atenção à realidade brasileira.

Entre os temas abordados no capítulo estão: Clima e Oceano (Regina Rodrigues), Vulnerabilidade e Resiliência Costeira e Oceânica (Moacyr Araújo), Acidificação do Oceano (Letícia Cotrim da Cunha), Biodiversidade (Margareth S. Copertino), Recifes de Corais (Beatrice Padovani Ferreira), Pesca e Aquicultura (Flávia Lucena Frédou e Ronaldo Cavalli), Observação Oceânica e Costeira (Carlos Alberto Eiras Garcia), Transição Energética (Segen Farid Estefen), Saúde e Oceano (Carla de Freitas Campos, Wim Degrave, Alexander Turra, José Luiz Moutinho e Paulo Gadelha), Justiça Climática e Comunidades Costeiras Tradicionais (Leandra R. Gonçalves), Cultura Oceânica (Ronaldo Christofoletti) e Governança Oceânica (Wânia Duleba, Milena Maltese Zuffo e Andrei Polejck).

Segundo os organizadores, o material demonstra a relevância da ciência brasileira para ampliar o conhecimento sobre o oceano, seus serviços ecossistêmicos e sua vulnerabilidade às mudanças climáticas. O capítulo enfatiza a construção de soluções sustentáveis, inclusivas e socialmente justas, fomentando políticas públicas, ações adaptativas e estratégias de mitigação.

Fecha de la última modificación: 12/11/2025, 15:19

Visor de contenido web Visor de contenido web

Visor de contenido web Visor de contenido web

Visor de contenido web Visor de contenido web