- UFPE/
- Institucional/
- Centros Académicos/
- Campus Recife/
- Centro de Artes e Comunicação (CAC)/
- Destaques/
- UFPE promove II Mostra das Ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Navegación Navegación
- Departamento de Arquitetura e Urbanismo
- Departamento de Ciência da Informação
- Departamento de Comunicação Social
- Departamento de Design
- Departamento de Expressão Gráfica
- Departamento de Letras
- Departamento de Música
- Departamento de Artes
- Guaianases
- Comissão de Direitos Humanos
- NLC - Núcleo de Línguas e Culturas
- Galeria Capibaribe
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
UFPE promove II Mostra das Ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Evento apresentou os trabalhos desenvolvidos por licenciandos da Universidade junto a estudantes da Educação Básica de escolas parceiras
A Universidade Federal de Pernambuco promoveu em outubro, no Campus Recife, a segunda etapa da II Mostra das Ações do Pibid UFPE. O evento, ligado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), teve como objetivo apresentar os trabalhos que licenciandos de diversos cursos da Universidade desenvolveram junto a estudantes de escolas parceiras. Em setembro, foi realizada a primeira parte da Mostra, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru.
No Campus Recife, as atividades ocorreram nos dias 30 e 31 de outubro, no Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento (CCEE) e na Coordenação de Educação em Ciências, Tecnologia e Inovação Extensionista (Cecine). Nesta etapa, a programação contou com 132 atividades, sendo 40 comunicações orais, 14 oficinas e 78 pôsteres. As apresentações foram feitas por 648 bolsistas de Iniciação à Docência (BID), 81 supervisores (professores das escolas parceiras) e 27 coordenadores de área (docentes da UFPE), o que correspondeu à participação de 27 núcleos das diversas áreas do conhecimento.
“Esta é uma ação que faz parte do acompanhamento e desenvolvimento dos produtos tanto na Universidade quanto nas escolas parceiras. Tendo como objetivo potencializar o aprendizado dos bolsistas com os pés no chão da escola, proporcionando o protagonismo de aprender a ensinar com o acompanhamento, planejamento e empatia”, descreve o professor do Núcleo de Formação de Docentes do CAA e coordenador institucional do Pibid – UFPE Ricardo Braz.
Para a docente do curso de Licenciatura em Expressão Gráfica e coordenadora de Área do Pibid – UFPE Thyana Farias Galvão, a mostra é o resultado visível de um percurso de experiências, descobertas e reflexões construídas coletivamente. “Aqui, nossos licenciandos mostram o quanto cresceram como futuros docentes – exercitando o olhar crítico, o compromisso ético e o amor por ensinar. E nossos supervisores, professores da educação básica, são os pilares dessa jornada: eles acolhem, orientam, inspiram e compartilham sua sabedoria cotidiana, mostrando que ensinar é também um ato de generosidade”, afirma.
No CAA, a programação contou com 36 atividades, sendo 15 comunicações orais, 3 oficinas e 18 pôsteres. As apresentações na primeira parte da II Mostra foram feitas por 168 bolsistas de Iniciação à Docência (BID), 21 supervisores (professores das escolas parceiras) e 7 coordenadores de área (docentes da UFPE). Esses números representam a participação de 7 núcleos das diversas áreas do conhecimento. Em Caruaru, o evento foi realizado no dia 26 de fevereiro.
O Pibid integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. O programa é desenvolvido por meio de ações educativas pautadas em práticas inovadoras de ensino e aprendizagem, em um processo colaborativo entre a universidade e a escola de educação básica. Ainda como resultado do Pibid UFPE, os registros das aprendizagens construídas através de artigos, recursos didáticos, relatórios, entre outras produções, são socializados na comunidade acadêmica e com a sociedade de maneira geral, no âmbito local, regional, nacional e até internacional.
Mais informações
Coordenação de Programas Acadêmicos
(81) 2126-7009
pibid.prograd@ufpe.br