- UFPE/
- Institucional/
- Centros Académicos/
- Campus Recife/
- Centro de Artes e Comunicação (CAC)/
- Destaques/
- Departamento de Comunicação oferta disciplina eletiva sobre maternagem e parentalidade no contexto universitário
Navegación Navegación
- Departamento de Arquitetura e Urbanismo
- Departamento de Ciência da Informação
- Departamento de Comunicação Social
- Departamento de Design
- Departamento de Expressão Gráfica
- Departamento de Letras
- Departamento de Música
- Departamento de Artes
- Guaianases
- Comissão de Direitos Humanos
- NLC - Núcleo de Línguas e Culturas
- Galeria Capibaribe
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Departamento de Comunicação oferta disciplina eletiva sobre maternagem e parentalidade no contexto universitário
O início das aulas está previsto para 6 de março, com encontros semanais às sextas pela manhã, no Departamento de Comunicação
Estão abertas, a partir desta sexta-feira (6), as matrículas para a disciplina eletiva “Maternagem, Parentalidade, Universidade e Sociedade”, que vai ser ofertada no semestre letivo de 2026.1. Com carga horária de 60 horas, o componente curricular propõe uma abordagem interdisciplinar voltada à compreensão dos impactos da maternidade, da maternagem e da parentalidade nos espaços acadêmicos e nas dinâmicas sociais contemporâneas. Estudantes dos cursos de Comunicação podem se matricular de 6 a 12 de fevereiro, pelo Sigaa. Já estudantes de outros cursos devem realizar a matrícula no período de 3 a 9 de março, durante a rematrícula, conforme o calendário acadêmico da UFPE. As vagas são limitadas.
A disciplina tem como foco ampliar o debate sobre temas como cuidado, trabalho reprodutivo, permanência estudantil, inclusão e desenvolvimento acadêmico de estudantes responsáveis por crianças. Também integra discussões sobre políticas institucionais, desigualdades de gênero e outros marcadores sociais da diferença que atravessam a experiência universitária.
Ao longo do semestre, a disciplina abordará estudos maternos e feminismo matricêntrico, vivências da gravidez e dos primeiros anos da maternidade, trabalho de cuidado e saúde mental, relações entre infâncias e mídias digitais, artes e práticas de maternagem, além de políticas de permanência materna nas universidades. O programa inclui ainda perspectivas interseccionais e decoloniais sobre maternidade e parentalidade.
O início das aulas está previsto para 6 de março, com encontros semanais às sextas-feiras pela manhã, no Departamento de Comunicação (DCom), do Campus Recife. As aulas serão ministradas pelas professoras Maria Collier de Mendonça e Carolina Dantas de Figueiredo, ambas do Departamento de Comunicação da UFPE, combinando leituras, debates interdisciplinares e atividades em grupo. A proposta pedagógica estimula a participação ativa dos estudantes e a articulação entre universidade e sociedade.
Mais informações
carolina.figueiredo@ufpe.br
maria.cmendonca@ufpe.br