- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- UFPE na Mídia/
- Jornal do Commercio- UFPE aprova políticas de enfrentamento ao assédio, promoção da saúde mental e norma para remoção de técnicos
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Jornal do Commercio- UFPE aprova políticas de enfrentamento ao assédio, promoção da saúde mental e norma para remoção de técnicos
UFPE aprova políticas de enfrentamento ao assédio, promoção da saúde mental e norma para remoção de técnicos
Enem e Educação
Página 19

UFPE aprova políticas de enfrentamento ao assédio, promoção da saúde mental e norma para remoção de técnicos
As medidas foram aprovadas após consultas públicas no Participa + Brasil e passam a integrar as políticas institucionais da universidade
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou, em uma reunião do Conselho de Administração (Consad) realizada no dia 17 de dezembro, três resoluções que instituem a política de prevenção e enfrentamento ao assédio moral, sexual e à discriminação, a política de promoção da saúde mental e atenção psicossocial e a norma que regulamenta a remoção de servidores técnico-administrativos em educação (TAEs).
As medidas foram aprovadas após consultas públicas realizadas por meio da Plataforma Participa + Brasil e passam a integrar o conjunto de políticas institucionais da universidade.
SOBRE AS POLÍTICAS
A política de enfrenta mento ao assédio e à discriminação abrange condutas ocorridas dentro e fora dos ambientes físicos e virtuais da UFPE.
A resolução define os tipos de assédio, intimidação sistemática e discriminação, estabelece canais de denúncia, de limita responsabilidades da comunidade acadêmica e organiza atribuições da Rede de Acolhimento da UFPE.
O texto também prevê ações de prevenção, como formação institucional, escuta qualificada, acolhimento, acompanhamento, além de eventos e campanhas educativas.
Já a política de promoção da saúde mental e atenção psicossocial reúne um conjunto integrado de ações voltadas ao cuidado com a saúde mental nos âmbitos individual e coletivo.
A iniciativa tem como base o princípio da responsabilidade compartilhada e a compreensão ampliada do processo saúde-doença considerando suas de terminações sociais.
A resolução cria ainda a Comissão de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial da UFPE (CPS MAP/UFPE).
REMOÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO ADMINISTRATIVOS
A terceira resolução regulamenta a remoção dos servidores técnico-administrativos, estabelecendo normas para a movimentação entre unidades da universidade.
O texto define as modalidades de remoção, que podem ocorrer no interesse da Administração ou a pedido do servidor, além de especificar as competências da Unidade de Movimentação de Pessoal (SMP), da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoal (DDP) e da Pró--Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).
As resoluções entram em vigor na data de sua publicação e podem ser consultadas no Boletim Oficial da UFPE nº 235, de 31 de dezembro de 2025.