Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Jornal do Commercio- PSOL e Rede em busca de entendimento para construir chapa em Pernambuco

PSOL e Rede em busca de entendimento para construir chapa em Pernambuco

Política 

Página 09

PSOL e Rede em busca de entendimento para construir chapa em Pernambuco

A Federação PSOL/ Rede realizou, na última quinta-feira (26), no Recife, uma reunião para discutir a formação de chapa para as eleições majoritárias de 2026 em Pernambuco. O encontro acontece em meio a um impasse interno: os dois partidos, federados, têm pré-candidatos distintos para o governo do estado e para o Senado, e ainda não há definição sobre como a federação vai se apresentar ao eleitorado.

Para o cargo de governa dor, o PSOL mantém a pré--candidatura de Ivan Moraes. A Rede, por sua vez, tem o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, que anunciou sua intenção de disputar o cargo na quarta--feira (18). Para o Senado Federal, a dualidade se repete: o PSOL defende a vereadora Jô Cavalcanti, enquanto a Rede lançou o nome do ex-deputado Paulo Rubem Santiago. A reunião da última quinta PSOL e Rede em busca de entendimento para construir chapa em Pernambuco Divulgação Federação PSOL/Rede se reuniu no Recife para discutir chapa da eleição de outubro ainda ficou em aberto. foi uma tentativa de aproximação. Estiveram presentes a presidente nacional do PSOL, Paula Coradi, o por ta-voz nacional da Rede Sustentabilidade, Paulo Lamac, e o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede). A presença das direções nacionais dos dois partidos no Recife indica que o impasse ganhou relevância além das fronteiras estaduais. 

Os pré-candidatos, com exceção de Jô Cavalcanti, também participaram do encontro, ao lado do presidente estadual do PSOL, Samuel Herculano, e do presidente da Federação PSOL/Rede em Pernambuco, Jerônimo Galvão. O encontro reafirmou o apoio da federação à reeleição do presidente Lula, mas o ponto central foi justamente a construção de uma estratégia comum para 2026, algo que Ivan Moraes defendeu uma construção pacífica como caminho. “O bom diá logo está colocado. Vamos seguir conversando para apresentar a Pernambuco uma chapa competitiva e um programa de vanguarda para nosso estado”, afirmou. Alfredo Gomes adotou tom semelhante. “Temos o entendimento de que esse diálogo deve continuar e estamos construindo um projeto consistente de desenvolvimento e mudança para Pernambuco”, disse o reitor.

Paulo Rubem Santiago destacou o peso simbólico do encontro. “A presença das direções nacionais do PSOL e da Rede em Pernambuco fortalece a federação e consolida essa construção conjunta da estratégia para 2026”, declarou. A definição da chapa, contudo, ainda dependede novas rodadas de negociação entre os partidos.

Fecha de la última modificación: 05/03/2026, 09:39