Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Folha de Pernambuco - Férias: mais movimento, menos telas

Férias: mais movimento, menos telas

Panorama

Página 9

Férias: mais movimento, menos telas

No período de descanso da escola, pais e responsáveis tentam estimular crianças e adolescentes a optarem por atividades esportivas e artísticas que não envolvam o uso excessivo de tecnologia

Durante o mês de janeiro, crianças e adolescentes estão com mais tempo livre em razão do período de férias escolares. Numa sociedade cada vez mais marcada pelo uso excessivo de telas, é fundamental reforçar a importância de ocupar essa época com atividades que auxiliem no desenvolvimento físico e mental dos jovens.

Estímulos

Os responsáveis pelos jovens podem optar por atividades que envolvam esportes, brincadeiras ou projetos artísticos. Essas ações estimulam o controle das emoções, da saúde física e mental, a criatividade e mais uma série de benefícios para a formação cidadã.

De acordo com a pedagoga Valéria Oliveira, os jovens precisam preencher o tempo no período de férias com atividades que vão resgatar a essência do movimento. Um ponto de atenção é que, no momento de lazer, é importante afastar qualquer tipo de exigência ou competição. 

“As férias são importantes para manter uma rotina de atividades que vão favorecer aspectos positivos, mas sem aquela obrigatoriedade ou rotina convencional do período de aulas“, iniciou a doutora em educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“É importante a realização de atividades que sejam mais lúdicas. Modalidades esportivas e outras ações do ponto de vista da arte que envolvem o corpo que a criança se interesse em fazer, que sejam diferentes das atividades habituais para que as férias não terminem assumindo um caráter de rotina escolar”, completou.

A especialista destacou que as atividades esportivas e artísticas, além das brincadeiras, também têm um impacto forte no desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes.

“Às vezes, a gente acha que a cognição só tem relação com a aprendizagem de aspectos mais racionais, porém o desenvolvimento cognitivo envolve diversos cenários, inclusive psicomotores e experiências artísticas e culturais”, explicou. 

Fecha de la última modificación: 12/01/2026, 10:37