Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Vice-reitor Moacyr Araújo participa do 2º Encontro Cidades Verdes Resilientes: A Governança Climática que o Brasil Precisa
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Vice-reitor Moacyr Araújo participa do 2º Encontro Cidades Verdes Resilientes: A Governança Climática que o Brasil Precisa
Evento reúne autoridades, especialistas, sociedade civil e parceiros internacionais para debater adaptação e mitigação climática e financiamento

Com informações da assessoria do MMA
O vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, está participando hoje (quarta, 10) e amanhã (quinta, 11) do 2º Encontro Cidades Verdes Resilientes: A Governança Climática que o Brasil Precisa, que integra o Seminário Governança Climática, em Brasília (DF). Durante o 2º Encontro, foram lançadas as três Câmaras Consultivas do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), que foi reestruturado pelo Decreto nº 12.040/2024: Articulação Interfederativa (CAI), Participação Social (CPS) e Assessoramento Científico (CAC). Esses espaços fortalecem a governança climática ao integrar União, estados, municípios, sociedade civil e comunidade científica.
Docente do Departamento de Oceanografia, Moacyr Araújo coordena a Câmara Consultiva de Assessoramento Científico (CAC). Na abertura do evento, ele destacou que o grande diferencial nesses últimos anos, a partir do governo Lula, é a transversalidade da agenda climática. “A força desse novo momento do clima, da agenda climática brasileira, está justamente nessa profunda transversalidade que envolve todos os ministros, todos os ministérios e secretarias”, afirmou ele, que agradeceu, na ocasião, o envolvimento do grupo de pesquisadores do CAC e daqueles que estão envolvidos em várias outras atividades na própria Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudança Climática Global, a Rede Clima, e de todo o CIM. “Enfim, agradecemos a toda a comunidade científica que tem se envolvido e tem também participado ativamente de todo o processo do Plano Clima, estratégia de mitigação e de adaptação às mudanças climáticas”, destacou.
O evento é promovido pelos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), das Cidades (MCid) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), reunindo autoridades, especialistas, sociedade civil e parceiros internacionais para debater adaptação e mitigação climática, financiamento, instrumentos econômicos e avaliação do Plano Clima. O evento está sendo transmitido ao vivo no canal do YouTube do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
A cerimônia de abertura do 2º Encontro contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; do ministro das Cidades, Jader Filho; da ministra da Cultura, Margareth Menezes; e da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. Sob coordenação do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM) e apoio do Conselho da Federação e das redes internacionais C40 Cities e Pacto Global de Prefeitos (GCoM), o evento tem como propósito apresentar a construção da governança climática brasileira, avaliar os avanços do PCVR e do financiamento climático, estimular a articulação entre diferentes esferas federativas e setores estratégicos, além de fortalecer a participação de estados e municípios na agenda climática.