Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Universidade sedia Encontro Nacional da Rede Andifes IsF

O evento reúne estudantes, pesquisadores e representantes de 68 instituições de ensino

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sedia, de 26 a 28 deste mês, o Encontro Nacional da Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) 2025. Com o tema “Ecossistemas de Aprendizagem com IA: Reflexões críticas sobre as inteligências artificial e humana no ensino de línguas”, o evento teve sua abertura oficial realizada na manhã de quarta-feira (26), no Anfiteatro Professor José Francisco Ribeiro Filho, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A programação dessa primeira parte do encontro contou com uma apresentação cultural para recepcionar os estudantes, pesquisadores e representantes das 68 instituições do Brasil presentes.

A cerimônia oficial de abertura foi comandada pelo vice-reitor Moacyr Araújo e contou com a participação da presidente da rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras, Denise de Abreu Lima; e da diretora de Relações Internacionais da UFPE, Cristiane Costa. Teve ainda a participação da coordenadora geral do NucLi IsF da UFPE, Eva Carolina da Cunha; e do coordenador-geral da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), Edelweis Barbosa. 

Em sua fala, o vice-reitor Moacyr Araújo destacou a importância da discussão sobre o programa de internacionalização. “É um programa que possibilita que nossos estudantes tenham acesso a uma língua estrangeira. E isso vai para além daquilo que é operacional, pois é muito importante para a pesquisa e desenvolvimento científico. Na medida que você aprende outro idioma, você também se abre para uma questão muito maior, que é absorver toda a cultura daquele idioma que você está aprendendo”, afirmou.

O Encontro Nacional da Rede Andifes IsF 2025 tem como objetivo promover a articulação entre as iniciativas de fomento à proficiência linguística já desenvolvidas nas instituições de ensino superior, buscando aprimorar a formação e o atendimento às necessidades da comunidade acadêmica. Além disso, busca fortalecer a habilidade profissional para que os estudantes entrem no mercado de trabalho mais habilitados. O evento, que segue até esta sexta-feira (28), reforça o compromisso da UFPE com a internacionalização e com o fortalecimento de políticas voltadas à aprendizagem de línguas, promovendo integração entre instituições e ampliando as redes de colaboração acadêmica.

*Foto de Widma Sandrelly / Ascom UFPE

Fecha de la última modificación: 27/11/2025, 16:09