Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- UFPE promove mesa-redonda sobre Anistia, Memória e Soberania Nacional no dia 4
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
UFPE promove mesa-redonda sobre Anistia, Memória e Soberania Nacional no dia 4
O encontro será transmitido ao vivo pelo canal da UFPE no YouTube e integra as atividades alusivas ao aniversário da promulgação da Lei da Anistia, que data de 28 de agosto de 1979

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove, na próxima quinta-feira (4), às 16h, no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife, a mesa-redonda “Anistia, Memória e Soberania Nacional”, que reunirá o jornalista e professor Camilo Vannuchi, escritor, membro e relator da Comissão da Verdade da Prefeitura de São Paulo, podcaster, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), e o historiador Manuel Domingos Neto, pesquisador, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), com mediação do professor Celso Pinto de Melo, do Departamento de Física da UFPE, membro titular da Academia Pernambucana de Ciências (APC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O encontro será transmitido ao vivo pelo canal da UFPE no YouTube e integra as atividades alusivas ao aniversário da promulgação da Lei da Anistia, que data de 28 de agosto de 1979.
A programação terá início com o painel “Por que contar as histórias da Ditadura?”, conduzido pelo jornalista Camilo Vannuchi, e, na sequência, o professor Manuel Domingos Neto ministrará a palestra “Defesa nacional em questão”. Encerrando a tarde, às 18h, haverá uma sessão de autógrafos do livro “Eu só disse meu nome”, biografia escrita por Camilo Vannuchi sobre Alexandre Vannucchi Leme, líder estudantil assassinado durante a Ditadura Militar e primo de segundo grau do autor.
Segundo o mediador do evento, professor Celso Pinto de Melo, a mesa-redonda dialoga com as reflexões sobre democracia e soberania em tempos de desafios internos e externos: “Essa mesa-redonda se enquadra nas comemorações pelo aniversário da promulgação da Lei da Anistia, de 1979. Todo ano, o Comitê da Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco promove uma série de atividades. E essa tem a ver não apenas com a comemoração da Lei da Anistia, mas também com a agressão externa que o Brasil está sofrendo”, destacou.
A iniciativa se estrutura em dois eixos temáticos principais: a Soberania Nacional, em face dos recentes e injustificáveis ataques de agentes estrangeiros à ordem constitucional brasileira e à autonomia política e institucional do país; e a Revisão da Lei da Anistia, com enfoque duplo: a) de um lado, a necessidade de atualização do marco legal para excluir crimes de tortura e graves violações de direitos humanos praticados durante o regime militar; b) de outro, a rejeição às tentativas contemporâneas de anistiar os responsáveis pelos atos golpistas que culminaram nos ataques de 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes.
O evento conta com o apoio da Academia Pernambucana de Ciências (APC), Centro de Estudos Avançados da UFPE (CEA), Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), Rádio Paulo Freire, Comitê Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH/UFPE) e integra também as comemorações dos 198 anos da UFPE.