Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- UFPE promove ensaio clínico sobre efeitos da tDCS associada à terapia fonoaudiológica em pessoas com doença de Parkinson
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
UFPE promove ensaio clínico sobre efeitos da tDCS associada à terapia fonoaudiológica em pessoas com doença de Parkinson
Os interessados em participar do estudo devem entrar em contato com a pesquisadora e doutoranda Julianne Pitanga Teixeira, por e-mail
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está realizando um ensaio clínico que investiga os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) associada à terapia fonoaudiológica na voz e na fala de indivíduos com doença de Parkinson. O estudo, intitulado “Efeitos da tDCS associada à terapia fonoaudiológica na voz e fala de indivíduos com doença de Parkinson: um Ensaio Clínico Randomizado com Follow-up”, está sendo conduzida pela fonoaudióloga e pesquisadora Julianne Pitanga Teixeira, sob orientação da professora Zulina Souza de Lira e coorientação da professora Ana Cláudia de Carvalho Vieira.
O estudo está sendo desenvolvido no Laboratório de Voz (Lavoz), do Departamento de Fonoaudiologia da UFPE. Com delineamento do tipo Ensaio Clínico Randomizado, o trabalho contará com grupos paralelos, modelo triplo-cego e acompanhamento longitudinal. Os participantes serão divididos em grupos e precisam ter diagnóstico médico prévio de doença de Parkinson, com idade superior a 18 anos, de ambos os sexos, para poder participar. Além disso, devem apresentar alguma queixa para se comunicar, na fala ou na voz.
Os interessados em participar do estudo devem entrar em contato com a pesquisadora e doutoranda Julianne Pitanga Teixeira, servidora técnico-administrativa da UFPE, enviando mensagem para o e-mail julianne.teixeira@ufpe.br.
Mais informações
Julianne Pitanga Teixeira
julianne.teixeira@ufpe.br