Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

UFPE participa do 3º Ciclo de Acompanhamento do Plano de Ação dos Museus Federais do TCU

A iniciativa integra um processo nacional de monitoramento das instituições federais que mantêm museus e espaços de preservação de acervos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participa do 3º Ciclo de Acompanhamento do Plano de Ação dos Museus Federais, conduzido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A iniciativa integra um processo nacional de monitoramento das instituições federais que mantêm museus e espaços de preservação de acervos, com o objetivo de fortalecer a gestão, a institucionalização e a sustentabilidade dessas unidades.

Na UFPE, as atividades estão sendo conduzidas por uma equipe de trabalho formada por representantes da gestão universitária e por profissionais com experiência nas áreas de museologia, patrimônio cultural, museus universitários e gestão de acervos, além da Auditoria Interna da UFPE e de representantes dos museus da UFPE. O grupo tem realizado um levantamento institucional para identificar e caracterizar os diferentes espaços da Universidade que desenvolvem atividades relacionadas ao campo museológico.

O processo envolve a identificação, caracterização e análise da documentação institucional associada aos museus, coleções científicas visitáveis e galerias de arte existentes na Universidade. Entre os aspectos analisados estão os instrumentos normativos que orientam o funcionamento desses espaços, sua vinculação administrativa, as atividades de preservação e pesquisa realizadas, bem como as ações de comunicação e acesso público aos acervos. Essas informações contribuirão para consolidar um diagnóstico institucional mais preciso sobre museus e outros espaços de memória da Universidade.

De acordo com a equipe responsável pelo acompanhamento do processo na UFPE, a participação no ciclo promovido pelo TCU representa uma oportunidade importante para fortalecer a política institucional de gestão de acervos e de preservação do patrimônio cultural universitário, além de ampliar a visibilidade das iniciativas desenvolvidas na Universidade no campo da memória, ciência e cultura.

A partir desse levantamento, a Universidade também pretende avançar no processo de institucionalização das unidades museológicas, com a formalização dos museus e sua inserção no organograma institucional, contribuindo para consolidar uma política estruturada de museus universitários.

O acompanhamento realizado pelo TCU faz parte de uma agenda nacional voltada à melhoria da governança e da gestão dos museus vinculados às instituições federais de ensino, ciência e cultura, buscando garantir melhores condições de preservação, pesquisa e acesso público aos acervos que integram o patrimônio cultural brasileiro.

Fecha de la última modificación: 16/03/2026, 16:20