Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- UFPE outorga título de Professora Emérita a Josefa Salete Barbosa Cavalcanti
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
UFPE outorga título de Professora Emérita a Josefa Salete Barbosa Cavalcanti
O evento é aberto à comunidade universitária e ao público interessado
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza, no dia 5 de dezembro, às 15h, no Auditório Professor Barbosa Lima Sobrinho, no térreo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Campus Recife, a Sessão Solene de Outorga do Título de Professora Emérita à docente e socióloga Josefa Salete Barbosa Cavalcanti. A cerimônia celebra a trajetória acadêmica de Josefa, que, ao longo de 50 anos de atuação profissional, contribuiu de forma decisiva para o avanço das Ciências Sociais no Brasil e para a consolidação da pesquisa na UFPE. O evento é aberto à comunidade universitária e ao público interessado.
A homenageada dedicou mais de 26 anos de carreira à UFPE, onde se destacou como Professora Titular do Departamento de Sociologia do CFCH e como docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Sua produção científica consolidou-se especialmente nos estudos sobre contextos rurais no cenário da globalização, abordando temas como agricultura, alimentação, desenvolvimento, trabalho e meio ambiente. Seu trabalho sempre esteve conectado a uma ampla e diversa rede de pesquisa, no Brasil e internacionalmente, com forte impacto na formação de pesquisadores e na ampliação do diálogo acadêmico em suas áreas de expertise.
Reconhecida pela projeção internacional de sua trajetória, Josefa Salete atuou como professora visitante em instituições de destaque ao redor do mundo, entre elas a University of Wisconsin-Madison, a Cardiff University, a Universität Hamburg e a Université de Toulouse, reforçando a dimensão global de sua contribuição acadêmica. Em sua passagem pela UFPE, deixou também um legado formativo inestimável, contribuindo para a formação de gerações de docentes e discentes que hoje ocupam posições de liderança em universidades e centros de pesquisa.
A professora aposentou-se em 6 de dezembro de 2019, no cargo de Professora Titular, após décadas de dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão. Sua carreira é marcada por reconhecimento institucional, relevante participação em redes científicas nacionais e internacionais e premiações, dentre elas o Florestan Fernandes, da Sociedade Brasileira de Antropologia, o Ricardo Ferreira, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e o de Excelência Acadêmica, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).
O título de Professor Emérito é uma das mais altas distinções concedidas pela Universidade. Ela reconhece professores aposentados que se destacaram de forma excepcional em suas atividades acadêmicas. Diferencia-se, assim, do título de Doutor Honoris Causa, destinado a personalidades externas que contribuíram para o desenvolvimento da Universidade, da região ou do país.