Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- UFPE lamenta o falecimento do docente Carlos Sandroni, do Departamento de Música
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
UFPE lamenta o falecimento do docente Carlos Sandroni, do Departamento de Música
O falecimento ocorreu hoje (28), no Rio de Janeiro
A UFPE e, em especial, o Centro de Artes e Comunicação (CAC) lamentam o falecimento do professor Carlos Sandroni, que atuava no Departamento de Música e no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade. Intelectual, musicista, escritor e acadêmico, especialista em Etnomusicologia reconhecido internacionalmente, ele foi um dos pioneiros no reconhecimento de mestres e mestras da cultura popular nordestina, coordenando inventários para o registro do Samba de Roda do Recôncavo Baiano e das Matrizes Tradicionais do Forró. O falecimento ocorreu hoje (28), no Rio de Janeiro, onde será sepultado ainda hoje à tarde, no Cemitério São João Batista.
Sandroni tinha graduação em Sociologia (bacharelado) pela PUC-RJ (1981), mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Musicologia pela Universidade de Tours, França (1997). Atuou como professor-visitante na Universidade do Texas em Austin e na Universidade de Indiana em Bloomington (Estados Unidos), e como pesquisador visitante no Centro de Pesquisas em Etnomusicologia e na EHESS (Paris, França).
Ele ingressou na UFPE como docente em 2000, tendo atuado na Universidade como professor visitante nos anos de 1997 e 1998. Desde 2006, também foi docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Musica da UFPB.
Fundador da Associação Respeita Januário – ARJ, ele se destacou pela sua atuação no reconhecimento da herança cultural afro-brasileira e patrimonialização, nacional e internacional, de bens e manifestações culturais. Revisitou o acervo das Missões de Pesquisas Folclóricas de 1938, atuando na preservação e transmissão da tradição oral nordestina. Foi fundador do Núcleo de Etnomusicologia da UFPE e do mestrado em Música da UFPE, além de um dos fundadores e presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia (Abet).