Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- TVU divulga programação desta semana
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
TVU divulga programação desta semana
Serão exibidos os programas Bem Viver, na terça-feira (23); do Opinião Pernambuco e do Univerciência, na quarta-feira (24)
A TVU divulga a programação desta semana, com as exibições dos programas Bem Viver, na terça-feira (23); do Opinião Pernambuco e do Univerciência, na quarta-feira (24). As atrações podem ser assistidas pelo canal 11.1, via transmissão digital, pelo app TVUPlay ou pelo canal da TVU no YouTube.
Nesta edição do Bem viver, na terça-feira (23), às 18h, a líder Mapuche Moira Millán dá um alerta urgente sobre as ameaças aos povos originários e defende o "Bem Viver" como caminho de harmonia com a terra. Na seção Comida de Verdade, a chef Gema Sotto ensina uma receita afetiva de Biscoitos de Natal, perfeita para a ceia e para fazer com as crianças; na seção Força Ancestral, a tradição viva dos Egúngun, do Benin, que resiste ao tempo e atravessa oceanos na diáspora; e na seção Juventude e Futuro, os jovens do Tocantins reinventam a herança do babaçu, transformando o saber tradicional das quebradeiras em novas oportunidades.
No Opinião Pernambuco desta quarta-feira (24), que vai ao ar às 13h30, a jornalista Stella Maris Saldanha conversa com Bruna Maciel, professora de escrita criativa e editora, e Fábio Lucas, membro da Academia Pernambucana de Letras e presidente do Conselho Editorial da Cepe, sobre a força estética, afetiva e cultural da escrita de cartas. Quando foi a última vez que você escreveu uma carta? Papel, caneta, caligrafia própria e, no fim, o envelope entregue nos Correios — um gesto que parece cada vez mais raro em tempos de mensagens instantâneas. Mas será que a escrita de cartas realmente ficou no passado? No Recife, duas vozes da literatura e da criação têm se dedicado a resgatar o encanto e a relevância desse formato, defendendo a carta como um espaço íntimo, artesanal e profundamente humano.
Já na quarta (24), às 18h, o Univerciência vai mostrar muitas pesquisas interessantes. Uma delas que utiliza fungos no combate de distúrbios no cultivo da uva. O Submédio São Francisco, região localizada entre os estados da Bahia e Pernambuco, é responsável por 90% da exportação de uvas do país. Para proteger as safras de possíveis distúrbios no cultivo, pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia realizam estudos com fungos, capazes de auxiliar no combate aos organismos causadores de doenças.
O programa vai mostrar também um projeto de realidade virtual que auxilia pessoas com lesão medular no manuseio de cadeira de rodas motorizada, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Santos Dumont.
Também um estudo realizado na Universidade Federal do Ceará que busca entender a participação da agricultura familiar na central de abastecimento do Ceará. E ainda, em comemoração aos cinco anos de Univerciência, a reprise de uma pesquisa feita por docentes da Universidade Estadual do Piauí que resultou num creme à base de folhas de caju, utilizado para o tratamento da tendinite.