Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Técnicos administrativos podem registrar pedido para adesão ao recesso de final de ano
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Técnicos administrativos podem registrar pedido para adesão ao recesso de final de ano
O recesso compreenderá os períodos de 22 a 26 de dezembro de 2025 e de 29 de dezembro de 2025 a 2 de janeiro de 2026

Os técnicos administrativos em educação da UFPE podem registrar o pedido para adesão ao recesso de final de ano (Natal e Ano Novo), até o dia 13 de dezembro, no SigRH. A adesão é opcional, e o período do recesso deverá ser compensado por meio da realização de horas excedentes (servidores não participantes do Programa de Gestão e Desempenho (PGD-UFPE)), realização das entregas planejadas (participantes do PGD-UFPE) ou realização de cursos de formação correspondentes ao total de horas do recesso.
O recesso para comemoração das festas de final de ano compreenderá os períodos de 22 a 26 de dezembro de 2025 e de 29 de dezembro de 2025 a 2 de janeiro de 2026, conforme estabelecido pela Portaria nº 7.486, de 4 de setembro de 2025, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos/Secretaria de Relações de Trabalho. O servidor deve optar por um dos períodos, e os gestores devem organizar as unidades de forma que os servidores se revezem nos dois períodos comemorativos, preservando os serviços essenciais, em especial o atendimento ao público e toda a parte acadêmica dos cursos de graduação.
O passo a passo para o cadastramento do recesso no SigRH pode ser consultado no Manual de Solicitação de Recesso 2025, disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe). A chefia imediata fará a análise e terá até o dia 16 de dezembro para homologar o pedido.
O total de horas a serem compensadas varia conforme duração da jornada semanal do servidor: jornada de 40 horas - corresponderá a 24 horas a serem compensadas; jornada de 30 horas - corresponderá a 18 horas a serem compensadas; jornada de 25 horas - corresponderá a 15 horas a serem compensadas; e jornada de 20 horas - corresponderá a 12 horas a serem compensadas.
Para evitar a contabilização incorreta das horas realizadas para compensação, os servidores integrantes de unidades com jornada de 30 horas deverão solicitar o recesso ainda no mês de outubro. Solicitações em meses posteriores resultarão na desconsideração dos saldos realizados em meses anteriores, visto que para que seja contabilizado, é necessário que haja saldo negativo.
Caso o servidor deseje utilizar o banco de horas para compensação do recesso, deverá selecionar a opção “Utilizar o saldo de horas vigente para abatimento do débito a ser computado”.
A compensação das horas poderá ocorrer entre 1º de outubro de 2025 e 31 de maio de 2026, por meio de uma das seguintes opções: para os servidores não participantes do PGD - horas excedentes trabalhadas ou participação em cursos de formação disponibilizados na plataforma da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), por meio da Escola Virtual do Governo (EV.G); para os participantes do PGD - mediante cumprimento das entregas pactuadas ou participação em cursos de formação disponibilizados na plataforma EV.G.
Para quem optar por realizar a compensação por meio de cursos, será preciso fazer o cadastro, em dezembro, da ocorrência “Recesso - Cursos de Capacitação”, no período correspondente ao que foi escolhido, e anexar, até o dia 1º de junho de 2026, o certificado do curso.
Os cursos devem ser realizados no período de 1º de outubro de 2025 a 31 de maio de 2026. A carga horária deve equivaler ao total de horas do recesso. É possível somar cargas horárias de mais de um curso dentro da plataforma EV.G.
Os cursos sugeridos pela Progepe, no Ofício Circular nº 21/2025-DDP-Progepe, são:
1. Análise e Melhoria de Processos
2. OKR Aplicado à Transformação Digital
3. O Brasil e a OCDE: Noções Básicas
5. Gestão de Conflitos e Negociação
6. Introdução à Ciência de Dados - Conjuntos Frequentes
7. Gestão e Preservação de Documentos Digitais
8. Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
10. Estratégias de Produtividade: Clareza, Propósito e Priorização de Tarefas
11. Liderança e Gestão no Trabalho Híbrido
12. Desvendando a Inteligência Artificial na Administração Pública
13. Gestão de Equipes Híbridas e Desafios para a Cultura Organizacional
14. Seleção de Lideranças: Como Escolher as Melhores Pessoas
15. Acessibilidade na Comunicação
Mais informações
Seção de Controle de Frequência - DAP/Progepe
(81) 2126.8039
frequencia.progepe@ufpe.br