Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Solenidade de outorga de título de professora emérita à Márcia Ângela Aguiar será nesta sexta (5)

Evento será realizado às 15h30, no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria da UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove, nesta sexta-feira (5), a solenidade de outorga do título de professora emérita a Márcia Ângela Aguiar, professora titular do Departamento de Educação do Centro de Educação da UFPE (CE) e presidente da Fundação Joaquim Nabuco. O pedido de concessão do título foi feito pelo Conselho do CE e aprovado pelo Conselho Universitário da UFPE (Consuni) em sessão realizada em 17 de junho. O evento será realizado, a partir das 15h30, no Auditório Reitor João Alfredo, da Reitoria, no Campus Recife.

Márcia Ângela tem uma atuação diversificada dentro e fora da Universidade, com larga experiência no ensino, pesquisa, extensão e gestão. É pesquisadora sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (Campus Recife) e líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas de Educação. Na instituição, além de ter coordenado diversas licenciaturas, criou o Fórum das Licenciaturas, coordenou o Plano Experimental de Otimização do Ensino Superior da UFPE e o Curso de Licenciatura de Curta Duração em Artes Práticas, além de ter participado da criação do mestrado em Educação do CE. A docente também foi professora e diretora do Departamento de Educação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e professora da Educação Básica.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação pela UFPE e graduada em Pedagogia pela UFPE, a pesquisadora, que também fez estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Goiás, têm como foco de estudo os temas política educacional, formação de profissionais da educação, gestão da educação e educação superior. 

Além de integrar a direção do Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Forges), Márcia Ângela faz parte da Rede de Cooperação Científico-Acadêmica de Educação Superior (Rede Caes) e da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (Relepe). Com produção intelectual extensa, organizou e publicou 35 livros, escreveu 47 capítulos de livro e 45 artigos em periódicos. Tem 112 trabalhos apresentados em congressos e 265 participações em eventos, além de 37 publicações diversas.

Atuou como conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) entre 2014 e 2018, coordenou a Comissão de Especialistas de Pedagogia e várias comissões de avaliação de cursos da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e foi Diretora de Planejamento da Secretaria de Educação de Pernambuco entre 1987 e 1991. Maria Ângela também presidiu a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope) entre 2002 e 2004 e a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) entre 2011 e 2013. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), foi presidente entre 2005 e 2009, vice-presidente entre 1993 e 1995 e coordenou o grupo de trabalho Estado e Política Educacional entre 1992 e 1993 e 2001 e 2004.

Fecha de la última modificación: 02/09/2025, 14:26