Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

RNP abre chamada para criação de soluções inovadoras com investimento de até R$ 300 mil por grupo

As inscrições podem ser feitas até 2 de fevereiro

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) está com inscrições abertas para a edição 2026 do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para Serviços Avançados (PD&I). A iniciativa, destinada a integrantes da comunidade acadêmica, preferencialmente com parceria com startups, busca formar grupos de trabalho (GTs) para criar soluções inovadoras que possam ser oferecidas às organizações usuárias do Sistema RNP. Cada grupo escolhido contará com um investimento de R$ 300 mil para o desenvolvimento de um Produto Minimamente Viável (MVP, em inglês). As inscrições podem ser feitas até 2 de fevereiro, por meio do link.

O Programa de PD&I em Serviços Avançados foi iniciado pela RNP em 2002 com o objetivo de gerar novos produtos e serviços para o Sistema RNP. A proposta oferece as condições necessárias para a criação de produtos de ponta e o desenvolvimento de um modelo de negócios próprio. Nesta edição, o foco está na busca de soluções que possam atuar nos desafios prioritários da Educação. Para isso, os temas de interesse foram organizados levando em conta as demandas do setor e políticas públicas como o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Política Nacional de Educação Digital (Pned).

As propostas devem abordar questões como permanência estudantil, integração entre ambientes físico e digital, interoperabilidade de processos acadêmicos, formação em competências digitais, inclusão e acessibilidade, além de ações de extensão e flexibilidade formativa. 

Interessados em participar da chamada precisam formar um grupo que seja liderado por um pesquisador vinculado a uma instituição de ensino ou pesquisa, pública ou privada. Além disso, os envios das propostas devem seguir o modelo disponibilizado no site da RNP e apresentar informações como composição da equipe, parceiros envolvidos, tema de interesse escolhido, escopo do trabalho e previsão de uso dos recursos. 

A avaliação das propostas será feita pela RNP em conjunto com instituições parceiras, como a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Laboratório Nacional de Redes de Computadores (Larc) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A seleção levará em conta critérios como a solidez técnica da proposta, o grau de inovação, o potencial do projeto de resultar em novo serviço ou solução e outros aspectos técnicos. As competências do coordenador e dos outros integrantes do GT também serão analisadas.

Os resultados serão divulgados a partir de 16 de abril. Cada grupo será contratado por um período de 12 meses, com início previsto para 1º de julho, e terá todo o suporte da RNP para a criação de suas soluções. O edital completo pode ser visto aqui.

Sobre a RNP
A RNP é a rede brasileira para educação e pesquisa. Disponibiliza internet segura e de alta capacidade, serviços personalizados e promove projetos de inovação. Seu sistema inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos, beneficiando quatro milhões de alunos, professores e pesquisadores. A RNP ajudou a trazer a internet para o Brasil e hoje sua rede chega a todas as unidades da federação. Também está conectada às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos. A entidade é mantida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, das Comunicações, Turismo, Saúde e Defesa, que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).

Fecha de la última modificación: 28/01/2026, 12:41