Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Reitor da UFPE participa de lançamento da primeira pesquisa do Barômetro da Lusofonia, em Portugal
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Reitor da UFPE participa de lançamento da primeira pesquisa do Barômetro da Lusofonia, em Portugal
Também estiveram presentes os professores Ernani Carvalho e Dalson Figueiredo, do Departamento de Ciência Política da UFPE
O reitor Alfredo Gomes participou nesta quarta-feira (28), em Lisboa (Portugal), do lançamento da primeira pesquisa do Barômetro da Lusofonia, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), marcando o início do ciclo comemorativo dos 30 anos da organização. O Barômetro da Lusofonia conta com o apoio institucional da CPLP e foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), de Pernambuco, sob coordenação do professor Antônio Lavareda, com os principais objetivos de avaliar e ampliar o conhecimento mútuo entre os países de língua portuguesa.
Nessa primeira edição, foi realizada uma pesquisa junto a 5.400 pessoas em oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O Barômetro da Lusofonia aborda temas como a identidade cultural, heranças históricas, indústrias criativas, desinformação, consumo de informação e mídia. Além disso, inclui dados sobre relações de trabalho, educação, sustentabilidade ambiental, minorias, segurança pública, governança, liberdade de expressão e funcionamento das instituições democrática.
O Barómetro da Lusofonia apresenta resultados que darão origem a um livro em versões física e digital, a um ciclo de seminários internacionais e a uma base de dados aberta, que será disponibilizada a instituições de ensino e investigação ligadas à Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).
Também participaram do evento o embaixador Juliano Féres Nascimento, representante permanente do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa, e os professores Ernani Carvalho e Dalson Figueiredo, do Departamento de Ciência Política da UFPE.
Além da CPLP, o Barômetro da Lusofonia conta ainda com apoio do Ministério da Cultura do Brasil, da Missão do Brasil junto à CPLP, da AULP, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Fundação Itaú, da FGV Conhecimento, da Fundação Joaquim Nabuco e da Universidade de Coimbra, entre outras instituições acadêmicas e culturais.
O evento também marcou a assinatura do acordo que conduz a segunda etapa do Barômetro da Lusofonia.