Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Professora da FDR/CCJ recebe premiação internacional com tese sobre Renda Básica e trabalho de cuidados
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Professora da FDR/CCJ recebe premiação internacional com tese sobre Renda Básica e trabalho de cuidados
O trabalho ganhou destaque internacional ao propor uma abordagem feminista da Renda Básica

A professora Larissa Castilho, da Faculdade de Direito do Recife/Centro de Ciências Jurídicas (FDR/CCJ) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conquistou o 3º lugar no Prêmio de Teses e Dissertações Eduardo Suplicy, durante a 24ª edição do Congresso Mundial da Renda Básica (Bien Congress), realizada de 25 a 29 de agosto nas cidades de Maricá e Niterói, no Rio de Janeiro. A premiação, na categoria Doutorado, destacou sua pesquisa sobre Renda Básica e trabalho de cuidados, entregue pelas mãos de Hilde Latour, vice-presidente da Basic Income Earth Network (Bien), uma das principais referências europeias no debate sobre Renda Básica Universal.
A tese premiada, intitulada “O ponto zero de um horizonte feminista da proteção social: a centralidade do trabalho de reprodução social e da renda básica de cidadania na construção de uma vida que valha a pena viver”, foi orientada pela professora Juliana Teixeira Esteves, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFPE. O trabalho ganhou destaque internacional ao propor uma abordagem feminista da Renda Básica, relacionando-a diretamente à valorização do trabalho de reprodução social, atividade essencial, mas historicamente invisibilizada, desempenhada majoritariamente por mulheres.
A relevância do estudo foi ressaltada pelo deputado estadual por São Paulo Eduardo Suplicy (PT), referência nacional no tema e patrono do prêmio que leva seu nome. Em sua fala, realizada por meio de chamada de vídeo, Suplicy elogiou a originalidade da pesquisa da professora Larissa e destacou a potência da perspectiva apresentada: “Ilumina um ponto absolutamente fundamental de proteção social e do trabalho de reprodução social majoritariamente realizado por mulheres. Ao conectar a renda básica diretamente à valorização deste trabalho essencial, você nos oferece uma chave poderosa para desmontar as estruturas de desigualdades de gênero e construir, de fato, uma vida que valha a pena viver para todas as mulheres”.