Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Pesquisadora da UFPE disputa vaga para missão espacial
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Pesquisadora da UFPE disputa vaga para missão espacial
Isabel é doutoranda na UFPE e pretende levar para o espaço projeto que estuda novos medicamentos para o tratamento de câncer na microgravidade
O reitor Alfredo Gomes recebeu hoje (13), em seu Gabinete, a farmacêutica Isabel Fernandes, doutoranda em Biologia Aplicada à Saúde pela UFPE, que está concorrendo a Missão Espacial para a Democratização do Espaço da Space Exploration and Research Agency (Sera). Ela pretende levar para o espaço seu projeto que estuda novos medicamentos para o tratamento de câncer na microgravidade.
No encontro, ela estava acompanhada do diretor do Instituto Keizo Asami (iLika) da UFPE, professor José Luiz de Lima Filho; e da professora Silvana Bocanegra, coorientadora dela no doutorado. Isabel Fernandes explicou que, nesta fase da disputa pela vaga ao espaço, é necessário ganhar visibilidade e engajamento nas redes sociais, em apoio a suas pesquisas.
Para avançar para a próxima fase do Programa da Missão, ela precisa estar entre os dez primeiros colocados do Brasil. Para cooperar com Isabel, basta interagir com os perfis dela no Instagram @isabelfernandes_farma e no TikTok @isabel.fernandes577.
“Quero representar Pernambuco e o Nordeste, levando nossas pesquisas para o espaço”, destaca a doutoranda, que é sertaneja, do município de Itapetim. Na missão, Isabel terá a oportunidade de ocupar um dos seis lugares em uma das cápsulas New Shepard, o foguete reutilizável da Blue Origin, empresa de turismo espacial fundada por Jeff Bezos, que também apoia pesquisas na área de microgravidade, e que já levou a cantora americana Kate Perry ao espaço. O voo não dura muito, cerca de 20 minutos no total, mas suficiente para vivenciar a ausência de gravidade e obter resultados importantes para a ciência.