Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Passeio gratuito na sexta (24) resgata história dos baobás do Campus Recife da UFPE
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Passeio gratuito na sexta (24) resgata história dos baobás do Campus Recife da UFPE
A trilha visa resgatar a memória institucional e valorizar a simbologia do baobá, reconhecido como símbolo de resistência e conexão com a natureza
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove, nesta sexta-feira (24), a partir das 8h, uma caminhada guiada pelo Campus Recife que vai unir bem-estar, conhecimento ambiental e valorização da história viva da instituição. Trata-se da Trilha dos Baobás, iniciativa que tem como objetivo apresentar os diversos baobás existentes na Universidade e também o significado que cada um deles carrega.
São ao todo 20 árvores do tipo apenas no Campus Recife, além de três na Praça Adolfo Cirne, onde funciona a Faculdade de Direito do Recife (FDR). A atividade tem como público-alvo os membros da comunidade acadêmica da UFPE, incluindo os servidores aposentados. As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio do link. O ponto de encontro para os participantes da trilha é o baobá localizado atrás do prédio do Centro de Ciências Médicas (CCM).
A proposta da trilha é oferecer aos participantes uma experiência imersiva de conexão com o Campus. Dessa forma, ao longo do percurso, serão apresentados detalhes sobre quando as árvores foram plantadas, quem realizou o plantio, os motivos que inspiraram esse gesto e o que cada baobá representa. "Mais do que uma atividade de contato com a natureza, a trilha busca resgatar a memória institucional e valorizar a simbologia dos baobás, reconhecidos em diversas culturas – em especial, as africanas e afro-brasileiras – como símbolos de resistência, ancestralidade, sabedoria e conexão com a natureza", afirma Wagner Sousa, da Diretoria de Meio Ambiente (DMA) da UFPE. Wagner será um dos responsáveis por conduzir o passeio, junto com o doutor em Antropologia Fernando Batista, da Pró-Reitoria de Administração (Proad).
A Trilha dos Baobás é uma atividade promovida pela Diretoria de Meio Ambiente (DMA) da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFPE em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe). A ação integra a programação da Universidade para o Mês do Servidor 2025. Saiba mais sobre a Trilha dos Baobás do Campus Recife clicando aqui.
Mais informações
Progepe/DQV
(81) 2126-7341 (telefone/WhatsApp)
diadoservidor.dqv@ufpe.br