Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Parque.TeC da UFPE seleciona propostas para o Programa de Formação de Startups

As inscrições podem ser realizadas de hoje (10) até o dia 11 de janeiro de 2026, por meio de formulário on-line

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), lançou a Chamada Pública de Seleção de Propostas para o Programa de Formação de Startups da Incubadora do Parque Tecnológico e Científico (Parque.TeC) – Edital nº 13/2025 Propesqi. As inscrições podem ser realizadas de hoje (10) até o dia 11 de janeiro de 2026, por meio de formulário on-line. 

O Programa de Formação de Startups da UFPE tem como objetivo apoiar empreendedores da comunidade interna e empreendedores vinculados a outras instituições de ensino, mediante acordo de cooperação técnica, na criação de negócios com alto grau de inovação, que estejam relacionados à pesquisa científica e sejam relevantes para o desenvolvimento sustentável. Ele pode ser realizado no formato presencial ou virtual e as startups podem optar pela modalidade “residente” (com disponibilidade de espaço físico nas dependências da UFPE) ou “não residente” (sem disponibilidade de espaço físico nas dependências da UFPE). 

Nesta chamada pública, a UFPE foca nas startups deep techs – como são chamadas organizações empresariais e societárias que atuam em setores extremamente complexos e desenvolvem soluções avançadas baseadas em descobertas e inovações científicas. Mais especificamente, a Universidade busca deep techs que atuam nas áreas seguintes: inovação em saúde e biotecnologia; energia, petróleo e gás e biocombustíveis; tecnologias da informação e comunicação (TIC), economia criativa e cultura; materiais, nanotecnologia e fotônica; engenharias e tecnologia 4.0; meio ambiente, biodiversidade e água; humanas, desenvolvimento social e urbano; ciências do mar, oceanografia e risco ambiental.

Empreendedores “que estejam buscando potencializar ideias em negócios inovadores” formam o público-alvo desta chamada pública, sejam eles docentes da UFPE, servidores técnicos da UFPE e da Ebserh – Hospital das Clínicas UFPE, estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu da UFPE e da Universidade de Pernambuco (UPE), estudantes de pós-doutorado e estudantes egressos (graduação e pós-graduação stricto sensu) da UFPE ou da UPE com até cinco anos de formados. 

As 12 vagas disponíveis para incubação são distribuídas da seguinte maneira: oito para a UFPE, até duas para a UPE e até duas para a Ebserh – Hospital das Clínicas. Os detalhes sobre as três etapas do processo seletivo e os critérios de avaliação são informados no Edital nº 13/2015 Propesqi, que foi publicado no Boletim Oficial nº 221 da UFPE.
 

Mais informações
Incubadora do Parque.TeC

incubadora.parquetec@ufpe.br
No Instagram @parque.tec.ufpe

Fecha de la última modificación: 10/12/2025, 14:19