Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Helen Khoury, Elyanna Caldas e Nicodemos Teles entram para o Memorial dos Notáveis Cientistas
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Helen Khoury, Elyanna Caldas e Nicodemos Teles entram para o Memorial dos Notáveis Cientistas
Os homenageados, já falecidos, deixaram relevante legado na pesquisa e formação acadêmica em Pernambuco
Com informações da Assessoria de Comunicação da Alepe
A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) realizou, no último dia 23, reunião solene para incluir no Memorial dos Notáveis Cientistas os profissionais in memoriam que deixaram relevante legado na pesquisa e formação acadêmica no estado. Foram reconhecidos a física Helen Jamil Khoury Asfora e o médico Nicodemos Teles de Pontes Filho, ambos docentes na Universidade Federal de Pernambuco; além da pianista Elyanna Silveira Varejão Caldas, professora fundadora do Curso de Música da UFPE. A íntegra da cerimônia está disponível no YouTube.
A iniciativa foi proposta pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa. Presidente do Colegiado, a deputada Simone Santana (PSB) ressaltou a importância da homenagem: “Mais do que um reconhecimento, essa homenagem é um ato de gratidão, um gesto de respeito àqueles que, com inteligência, rigor e dedicação, transformaram a pesquisa científica em legado social”.
A solenidade também prestou homenagem póstuma ao astrônomo Jorge Marcgrave, responsável por instalar, ainda no século 17, no Recife, o primeiro observatório das Américas. A família de Marcgrave recebeu a plaqueta de honra do Memorial em reconhecimento à contribuição dele para o desenvolvimento científico.
Importância
Durante a cerimônia, representantes da comunidade acadêmica reforçaram a relevância do Memorial dos Notáveis Cientistas de Pernambuco como instrumento de valorização da ciência e preservação da memória. Presidente da Comissão de Mérito, o médico José Guido Corrêa de Araújo ressaltou que valorizar esses nomes é fortalecer a ciência. “A valorização do trabalho científico não é apenas um gesto de justiça com aqueles que se dedicaram a essa causa, mas também um investimento no futuro, pois somente sociedades que reconhecem e cultivam o saber podem aspirar a uma vida mais justa”, pontuou.
As homenagens aos agraciados foram feitas por meio de uma placa comemorativa, entregue aos familiares presentes na reunião. Compuseram também a mesa da solenidade representantes das entidades científicas do Estado.
*Foto de Giovanni Costa / Alepe