Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- HC-UFPE realiza mutirão de mastectomia masculinizadora e beneficia pessoas trans
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
HC-UFPE realiza mutirão de mastectomia masculinizadora e beneficia pessoas trans
O procedimento cirúrgico é essencial para a afirmação de gênero de homens trans e pessoas não binárias
O Hospital das Clínicas da UFPE promoveu, no último sábado (30), um mutirão de mastectomia masculinizadora que beneficiou cinco pacientes atendidos pelo Espaço de Acolhimento e Cuidado de Pessoas Trans e Travestis, ligado à Unidade de Saúde Mental da instituição. A iniciativa foi organizada em parceria com os serviços de Cirurgia Plástica e o Bloco Cirúrgico do hospital, integrando as ações do programa Ebserh em Ação.
A mastectomia masculinizadora é um procedimento cirúrgico essencial para a afirmação de gênero de homens trans e pessoas não binárias, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar desses pacientes.
Segundo a chefe da Unidade de Saúde Mental, Suzana Livadias, a realização do mutirão reflete o compromisso do HC-UFPE em ampliar o acesso à assistência especializada e garantir o cuidado integral à população LGBTQIA+.
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.