Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- HC realiza consulta pública para elaboração do Plano de Dados Abertos 2025–2027
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
HC realiza consulta pública para elaboração do Plano de Dados Abertos 2025–2027
Iniciativa busca ampliar a transparência e o acesso às informações produzidas pelo hospital
O Hospital das Clínicas da UFPE (HC-UFPE), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está realizando uma consulta pública para ouvir a sociedade sobre o novo Plano de Dados Abertos (PDA) 2025–2027. A iniciativa busca ampliar a transparência e o acesso às informações produzidas pelo hospital. A consulta está aberta até o dia 3 de novembro de 2025 e pode ser acessada neste link.
O objetivo é reunir contribuições da comunidade acadêmica, servidores públicos, usuários do serviço, setor privado, imprensa e sociedade civil organizada sobre quais bases de dados do HC-UFPE/Ebserh devem ser disponibilizadas em formato aberto à população. As sugestões apresentadas serão avaliadas quanto à privacidade, segurança da informação e demais aspectos técnicos, subsidiando a elaboração do 3º Plano de Dados Abertos do hospital, cuja publicação está prevista para dezembro de 2025.
O Plano de Dados Abertos é o instrumento que operacionaliza a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, com o objetivo de promover a transparência pública, garantir o acesso às informações e fortalecer a cultura de dados abertos na administração pública.
Os dados selecionados serão divulgados semestralmente no Portal Brasileiro de Dados Abertos e no site do HC-UFPE.
Dúvidas e informações adicionais podem ser enviadas para o e-mail ouv.hc-ufpe@ebserh.gov.br.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.