Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- HC integra projeto do Proadi-SUS com o Einstein que utiliza IA em imagens médicas
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
HC integra projeto do Proadi-SUS com o Einstein que utiliza IA em imagens médicas
Iniciativa desenvolve plataforma para armazenamento e gestão de exames de imagem no SUS em qualquer lugar do país
O Hospital das Clínicas (HC) da UFPE integra o projeto “Plataforma Nacional de Armazenamento e Inteligência Artificial em Imagens Médicas para Pesquisa, Inovação e Suporte à Decisão Clínica”, que tem como objetivo desenvolver uma plataforma para armazenamento e gestão de exames de imagem no Sistema Único de Saúde (SUS), em qualquer lugar do país. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Esse projeto é um dos desenvolvidos no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Esse projeto especificamente é capitaneado pelo Einstein Hospital Israelita.
“É estratégico e é um privilégio para esse momento de inovação vivido no HC estar no único projeto Proadi-SUS com uso de IA no Brasil. Estamos tendo capacitação em manipulação de imagens PACS e também dos modelos de IA”, comentou a chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) do HC, Shirley Cruz.
A manipulação de imagens em sistemas PACS é o conjunto de funcionalidades de software que permitem aos profissionais de saúde visualizarem e ajustarem digitalmente as imagens médicas para otimizar o diagnóstico e a análise clínica.
Pelo HC, nessa etapa, participam a equipe do Setisd formada pelos gestores Shirley Cruz, Daniel Arcoverde e Danilo Clemente, pelos analistas de TI Felipe Fernandes, Filipe Aguiar, Tiago Ferrão, Aurílio Santos e Márcio Gomes, e pelas enfermeiras Rita Sales e Taciana Pontes); e a equipe médica formada por Nadja Rolim, da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Evônio Barros Júnior, de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), e Jéssica Guido, da Clínica Dermatológica.
A plataforma poderá ser acessada por qualquer computador ou aparelho celular, sendo facilmente inserida na rotina de trabalho dos profissionais de saúde e acessível aos pacientes, permitindo um melhor acompanhamento de patologias e da avaliação de resposta ao tratamento.
Além disso, a plataforma proverá o uso de soluções baseadas em Inteligência Artificial para suporte à decisão diagnóstica. Estas ferramentas de auxílio ao diagnóstico prometem aumentar a acurácia dos diagnósticos, assim como melhorar o processo de triagem e de detecção precoce de patologias. Além da maior eficiência e efetividade diagnóstica, espera-se a redução de custos para o SUS, assim como menores impactos ambientais por meio da diminuição de exames desnecessários.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.