Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Gisélia Alves Pontes Silva recebe título de Professora Emérita da UFPE
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Gisélia Alves Pontes Silva recebe título de Professora Emérita da UFPE
Professora titular de Pediatria, Gisélia também é membra titular da Academia Pernambucana de Medicina e da Academia Brasileira de Pediatria
A professora titular de Pediatria do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE Gisélia Alves Pontes da Silva recebeu, na última quarta-feira (5), o título de Professora Emérita pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A homenagem foi feita em reconhecimento à trajetória de destaque em sua área de atuação, à extensa produção científica e ao compromisso dela com a formação de médicos, pesquisadores e profissionais de saúde. A professora recebeu o título em solenidade realizada pela manhã, no Auditório Professor Jorge Lobo, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus Recife. A proposta da homenagem foi feita pelo pleno da Área Acadêmica de Medicina Clínica e aprovada pelo Conselho Universitário da UFPE (Consuni).
Nascida em Caruaru em 1950, Gisélia se formou em Medicina pela UFPE em 1973, especializou-se em Pediatria no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) com bolsa da UFPE e na Universidade também ganhou o título de mestre. O seu doutorado foi finalizado em 1991, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ano em que se tornou a primeira pediatra residente no Recife a receber o título de doutora em Pediatria. Ela recorda com carinho os anos que passou na UFPE como estudante de Medicina. Para a docente, a Universidade, onde lecionou por 40 anos, é a sua segunda casa. “A Universidade Federal de Pernambuco é minha alma mater. Tenho boas lembranças dos anos que passei na graduação. No quinto ano de medicina, eu ouvi o chamado da pediatria. Porque como eu sempre falo para os alunos, a gente não escolhe fazer pediatria. A pediatria que nos escolhe”, destacou Gisélia.
A oradora do discurso panegírico, Marília de Carvalho Lima, professora aposentada do CCM, amiga e colega de turma de Gisélia, ressaltou a precoce vocação da homenageada para a docência. “Gisélia sempre se destacou pelo seu olhar acurado no diagnóstico clínico, raciocínio rápido e desde aquela época [logo após finalizar a residência] demonstrava inclinação para o ensino. A sua habilidade em ensinar os internos e residentes do Imip chamou a atenção do professor Fernando Figueira, que em 1979 indicou seu nome para assumir o cargo de professora colaboradora da disciplina de pediatria. Esse era o início oficial de sua carreira como docente”, lembra Marília.
Membra titular da Academia Pernambucana de Medicina e da Academia Brasileira de Pediatria, Gisélia tem uma contribuição científica de destaque na epidemiologia dos distúrbios nutricionais maternos, infantis e adolescentes, crescimento e desenvolvimento, avaliação de fatores de risco, programas de intervenção e gastroenterologia pediátrica com uma produção bibliográfica extensa. Foram 175 artigos publicados em periódicos indexados, mais de 60 capítulos de livros, quase 250 resumos ou trabalhos apresentados, além de participação no corpo editorial de mais de 20 revistas científicas. A professora também foi orientadora e membra do corpo docente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente e em Nutrição da UFPE, onde fez quase 100 orientações, dentre dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de ter sido bolsista de produtividade de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Soma-se ao seu legado na pesquisa, a sua contribuição essencial na construção do Ambulatório de Gastroenterologia Pediátrica do Serviço de Pediatria do Hospital das Clínicas da UFPE, em que também atuou como professora e preceptora do internato em Pediatria. Além de seu trabalho na Universidade, desempenhou atividades docentes e assistenciais no Imip, onde orientou alunos de mestrado em Saúde Materno-Infantil e foi preceptora da residência médica. Gisélia ainda exerceu funções como membra gestora da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, da Câmara de Desenvolvimento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).