Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Estudantes que farão o Enem poderão concorrer a mais de 7 mil vagas em cursos de graduação na UFPE

As provas do Enem serão aplicadas neste domingo (9) e no próximo (16)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai disponibilizar 7.452 vagas em 109 cursos de graduação presenciais no Processo Seletivo UFPE | Sisu 2026, que é baseado no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas da edição 2025 serão aplicadas neste domingo (9) e no próximo (16). As vagas serão distribuídas entre as unidades acadêmicas do Recife, Caruaru, Vitória de Santo Antão e Sertânia. 

Os cursos com maior número de vagas disponíveis de cada unidade acadêmica são: no Campus Recife, Pedagogia (licenciatura), com 250 vagas; no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Administração (bacharelado) e Design (bacharelado), com 160 vagas cada; no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Ciências Biológicas (licenciatura) e Educação Física (licenciatura), com 90 vagas cada; e no Centro Acadêmico do Sertão (CAS), Engenharia de Recursos Hídricos do Meio Ambiente (licenciatura) e Engenharia de Energias Renováveis (bacharelado), com 100 vagas cada. O quantitativo de vagas, a distribuição delas entre a 1ª e a 2ª entradas, bem como as notas mínimas e o peso dado às notas obtidas nas provas do Enem em cada curso, estão disponíveis no Boletim Oficial da UFPE n° 150.

Em cumprimento ao disposto na Lei nº 12.711/2012, e suas alterações, a UFPE adotará, para todos os cursos, a reserva de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das vagas para os estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Dentro desse percentual, serão asseguradas vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e para pessoas com deficiência, em percentuais específicos. A quantidade de vagas reservadas por curso será divulgada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) por meio da página Processo Seletivo UFPE | Sisu

VESTIBULAR – Alguns cursos de graduação presenciais não participam do Processo Seletivo UFPE | Sisu, mas exigem a participação do candidato no Enem. É o caso dos cursos de Música / Canto (bacharelado), Música / Instrumento (bacharelado), Música (licenciatura), Dança (licenciatura), Intercultural Indígena (licenciatura) e Letras / Língua Brasileira de Sinais – Libras (licenciatura), cujos processos seletivos estão com inscrições abertas até o dia 12 de novembro. Para eles, a UFPE realiza um vestibular próprio como forma de ingresso. Saiba mais nesta matéria.

Fecha de la última modificación: 07/11/2025, 12:57