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Estudantes da UFPE podem contribuir com estudo sobre uso de tecnologias de inteligência artificial na aprendizagem

O público-alvo são os alunos com deficiência e/ou Necessidades Educacionais Específicas (NEE)

As estudantes do curso de Serviço Social da UFPE Edvania Santos da Silva e Emily Pereira Tavares Daltro desenvolvem pesquisa que tem como público-alvo os alunos de graduação da Universidade com deficiência e/ou Necessidades Educacionais Específicas (NEE). Intitulado “Tecnologias de inteligência artificial no apoio à aprendizagem de alunos com deficiência e/ou Necessidades Educacionais Específicas (NEE) da UFPE”, o estudo é vinculado à disciplina Pesquisa em Serviço Social 2 e conta com orientação do professor Eduardo Mara. Os interessados podem contribuir com o trabalho até o dia 2 de dezembro, por meio do preenchimento de formulário on-line.

O estudo tem como objetivo compreender como tecnologias de inteligência artificial (IA) podem apoiar a aprendizagem e promover a inclusão educacional no âmbito universitário, identificando tanto as potencialidades dos estudantes com deficiência e/ou com NEE como as barreiras enfrentadas no cotidiano acadêmico. A investigação pretende ainda analisar de que forma ferramentas baseadas em IA podem favorecer processos de estudo, oferecer recursos de autonomia e ampliar condições de participação plena nos ambientes de ensino da UFPE. As percepções, experiências e desafios apresentados pelos estudantes vão subsidiar reflexões acadêmicas e a elaboração de um artigo/relatório final que tem como objetivo contribuir para o debate institucional sobre acessibilidade e inclusão. 

Fecha de la última modificación: 27/11/2025, 17:35