Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Departamento de Física promove debate na sexta (31) sobre papel das universidades na inovação
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Departamento de Física promove debate na sexta (31) sobre papel das universidades na inovação
O evento é aberto ao público
O Departamento de Física da UFPE promove, nesta sexta-feira (31), às 16h, colóquio sobre o papel das universidades na inovação com o pró-reitor de Pesquisa e Inovação Pedro Carelli. O evento é aberto ao público e ocorre no Auditório do Departamento de Física, localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife.
No colóquio, Pedro Carelli, que também é docente do Departamento de Física da UFPE, vai revisar o conceito de inovação e como a legislação brasileira se alterou, impactando as características da carreira docente. Vai ainda abordar os principais aspectos do estímulo à inovação no brasil: fomento público, parcerias com empresas e criação de ambientes promotores de inovação ligados à universidades; além de discutir como a UFPE tem evoluído no estímulo à transferência de tecnologias, bem como na consolidação de sua incubadora e na implantação de um parque tecnológico.
Pedro Carelli é graduado e doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutorado na Unité de Neurociences, Information et Compléxité do Centre National de la Recherche Scientifique (UNIC - CNRS), na França, onde trabalhou com experimentos in vivo, estudando fenômenos complexos no córtex visual primário (V1) e integrou o projeto europeu FACETS (Fast Analog Computing with Emergent Transient States), de pesquisa Europeia interdisciplinar entre Neurociências e Computação Neuromórifca. Trabalha em áreas de pesquisa envolvendo Física, Neurociência e Redes Neurais. Atua principalmente nos seguintes temas: sistemas dinâmicos, criticalidade, redes neurais biológicas, artificiais e híbridas, modelagem de neurônios e redes neurais, interação em tempo real entre computadores e redes neurais biológicas, sincronização de osciladores neurais e dinâmica de interação lateral no córtex visual primário. Desde 2020, é pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE.