Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Campus Recife da UFPE recebe encontro multidisciplinar sobre mudanças climáticas
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Campus Recife da UFPE recebe encontro multidisciplinar sobre mudanças climáticas
Encontro, organizado pela Rede Resiclima, é aberto ao público

*Com informações da assessoria
A Rede Resiclima promove, nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, no auditório do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, a II Reunião de Perspectivas Multidisciplinares sobre Mudanças Climáticas. O encontro, voltado ao fortalecimento da cooperação científica e à construção de soluções integradas frente à crise climática, é aberto ao público em geral. Os interessados em participar do evento podem se inscrever até o dia 30 de outubro, por meio do link. As vagas são limitadas.
O principal objetivo da Resiclima é entender como as mudanças climáticas impactam tanto a sociedade quanto a biodiversidade. A rede atua em diversas frentes de pesquisa, com a participação de cerca de 30 docentes, estudantes de iniciação científica e pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
“Investigamos, por exemplo, o interesse do público brasileiro sobre mudanças climáticas nas mídias digitais, a percepção de risco e os comportamentos relacionados ao tema, além dos impactos na saúde, nutrição e biodiversidade. Também analisamos as consequências para os sistemas socioecológicos e buscamos formas mais eficazes de comunicar os riscos das mudanças climáticas”, explica Washington Ferreira Júnior, coordenador geral da Resiclima e professor do campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE).
A II Reunião de Perspectivas Multidisciplinares sobre Mudanças Climáticas tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).
Atividades
Na manhã do primeiro dia, a programação é voltada para atividades internas de coordenação temática. À tarde, a partir das 14h30, a reunião se abre ao público com palestras interdisciplinares. Os temas vão do nexo entre sistemas alimentares e saúde humana (com Sávio Marcelino Gomes, da UFPB) à influência das mudanças climáticas nos transtornos de ansiedade (com Ulysses Paulino de Albuquerque, da UFPE), passando pela discussão sobre resiliência e justiça ambiental conduzida por Flávia Rosa Santoro, da UENF.
O segundo dia será dedicado ao eixo de comunicação e percepção pública das mudanças climáticas. Pesquisadores da UFPE e da UFRPE apresentarão estudos sobre como a mídia, as buscas on-line e a desinformação moldam o engajamento da sociedade. Entre eles, estão as apresentações de Edwine Soares de Oliveira, que analisa o que tem sido comunicado nas notícias sobre o tema; Yasmim Antonino Costa dos Santos, que examina dados do Google Trends; e Clau Aguiar Silva, que investiga a relação entre viés político e preocupação climática.
A programação se encerra com debates sobre modelagem computacional, vulnerabilidade social e adaptação às mudanças climáticas, incluindo palestras de Jaqueline Lopes Pereira e Daniel Kachvartanian de Azevedo, ambos da USP, e de Hermeson Carlos dos Santos, da UFPE.