Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Ação de extensão seleciona voluntários para alfabetização de jovens em situação de vulnerabilidade
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Ação de extensão seleciona voluntários para alfabetização de jovens em situação de vulnerabilidade
As atividades serão realizadas entre abril e novembro, com encontros semanais nas tardes de terça ou quinta
Estão abertas as inscrições para a ação de extensão “Ler Liberta”, que promove aulas de apoio pedagógico em Língua Portuguesa para a alfabetização de jovens atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). A seleção de voluntários é destinada a graduandos e pós-graduandos em Pedagogia e/ou Letras – Português da UFPE ou de outras instituições de ensino superior interessados em contribuir com a formação educacional e social de públicos em situação de vulnerabilidade. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail linem.ufpe@gmail.com.
As atividades serão realizadas entre abril e novembro de 2026, com encontros semanais (às terças ou quintas-feiras), das 14h às 16h, na UFPE ou na Funase. Além da atuação prática em sala de aula, os participantes terão acesso a supervisão nas áreas de neuroeducação e psicopedagogia, podendo também desenvolver produções acadêmicas e participar de eventos científicos. A ação oferece ainda certificação de 60 horas de extensão.
A ação “Ler Liberta” é vinculada ao Laboratório Interdisciplinar de Neurociências, Educação e Música (Linem) e busca ampliar o acesso à educação por meio de iniciativas de extensão universitária. A coordenação é da professora Viviane Louro, do Departamento de Música da UFPE.