Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- Abertas inscrições para Processo Seletivo de Ingresso por Reintegração 2026.1
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Abertas inscrições para Processo Seletivo de Ingresso por Reintegração 2026.1
São disponibilizadas 1.363 vagas para o Campus Recife, Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e Centro Acadêmico da Vitória (CAV)
Estão abertas, até o dia 15 deste mês, as inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso por Reintegração 2026.1 para os cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco. A seleção é voltada a ex-estudantes da UFPE. São disponibilizadas 1.363 vagas para o Campus Recife, Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e Centro Acadêmico da Vitória (CAV). As inscrições on-line devem ser feitas conforme indicações do Edital nº 01/2026 da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Podem participar do processo seletivo ex-estudantes de graduação da UFPE, exclusivamente para reingresso no mesmo curso, turno e campus, que: não tiverem registrado no sistema de gestão acadêmica a situação “integralizado” e/ou “formado”; não tiverem sido desvinculados ou desligados no primeiro período letivo do curso; não tiverem sido desligados de um curso de graduação por motivo de punição disciplinar; não tiverem ingressado sub judice; não tiverem ingressado nos cursos da modalidade a distância (EAD), dado que possuem forma própria de ingresso.
Também podem participar da seleção os ex-estudantes de graduação da UFPE que tiverem perdido seu vínculo por recusa definitiva de matrícula, nos casos em que a carga horária total a ser concluída seja equivalente a até 15% do curso, exclusivamente para a conclusão do mesmo curso, no mesmo campus, em até dois períodos letivos, e que: não tiverem registrado no sistema de gestão acadêmica a situação “integralizado” e/ou “formado”; já não tenham sido beneficiados pela reintegração após o advento da recusa definitiva de matrícula.
Os critérios de prioridade para classificação dos candidatos obedecerão à ordem descrita a seguir: I. menor tempo de desvinculação junto à Universidade; II. maior percentual de carga horária concluída; III. maior coeficiente de rendimento (CR) registrado no histórico escolar; IV. menor quantidade de reintegração registrada no sistema de gestão acadêmica.
A avaliação dos critérios mencionados para a classificação considerará os dados acadêmicos concluídos até 2025.1. Se classificado, o candidato retornará aos mesmos curso e turno aos quais era vinculado.
A lista final de classificados, após prazo recursal, será divulgada no dia 28 deste mês. Todos os estudantes reintegrados devem efetuar a matrícula acadêmica no curso de graduação para 2026.1 no período de 6 a 12 de fevereiro, de forma on-line, através do sigaa. As aulas terão início em 2 de março (confira o calendário acadêmico aqui).